receita de bolo flor

Ingredientes para o bolo

2 laranjas
1/2 xícara de passas de uvas
1 xícara de óleo
3 ovos
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

laranja ssleta

 

passa de uva

 

oleo vegetal

ovo de galinha

 

açucar refinado

 

farinha de trigo

fermento quimico em pó

       

Ingrediente para a cobertura

2 xícaras de açúcar de confeiteiro
5 colheres de sopa de suco de limão

açucar de confeitar

 

limao

Para preparar a forma de bolo

Óleo comum ou spray
Farinha de trigo

oleo spray

farinha de trigo

Modo de fazer

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare a assadeira: Unte uma fôrma de bolo, com molde de flor, com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora.

Prepare as laranjas: Lave bem as laranjas com uma escovinha. Retire algumas lascas com um lascador apropriado e reserve. Com uma faca afiada sobre uma tábua, corte as parte de cima e de baixo de cada laranja. Depois corte-as em pedaços menores com casca e tudo e retire as sementes.

DICA: As sementes costumam deixar um gosto amargo, por isso retire todas.

Prepare o bolo: Bata no liquidificador as laranjas cortadas com o óleo e os ovos. Em uma tigela misture os ingredientes liquidificados ao açúcar até ficar homogêneo. Depois acrescente a farinha e torne a misturar até que fique por igual. Junte as passas de uvas e misture novamente. Por último peneire o fermento sobre a massa, para evitar que eventuais bolinhas ou pedacinhos de fermento fiquem inteiros. Misture mais um pouco e despeje na assadeira com furo central já preparada.

Asse o bolo: Ponha para assar em fôrno médio por aproximadamente 30 minutos. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o fôrno e a fôrma. Depois de esfriar, desenforme-o; primeiro passe uma faquinha ao redor do bolo e ajude a soltá-lo um pouco. Depois vire a fôrma em cima de um prato grande e se ainda estiver grudado, dê pequenas batidinhas na fôrma para o bolo acabar de se soltar. Reserve.

DICA: Verifique se o bolo está bem assado com um palito. Espete-o no meio do bolo, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.

Evite ficar abrindo o fôrno enquanto o bolo está assando. Isso pode solá-lo, ou seja, o bolo não cresce direitoe fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de meia hora.

Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do fôrno desligado. Só o retire quando estiver em temperatura ambiente.

Prepare a cobertura: Em uma tigela pequena misture bem o açúcar de confeitar com o suco da laranja e derrame por cima do bolo todo deixando escorrer pelos relevos do formato da flor.

Utensílios para ajudar no preparo

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

escova para limpar cogumelos

 

faca com lamina de ceramica

tabua de cozinha

 

liquidificador

 

tijela grande de vidro

 

coador pequeno

fôrma com molde de flor

 

espremedor de frutas

 

tigela pequena

   

RENDIMENTO: 12 a 15 porções.

Créditos das fotos