A variedade é imensa e atende aos mais diversos paladares. Existem receitas de bolos e tortas de todo tipo e para todas as ocasiões. Inspirados em nascimentos, batizados, aniversários, casamentos... eles realmente fazem a festa ou simplesmente reinam no café da manhã, lanches ou sobremesas. Podem ser preparados com diversas massas; pão-de-ló, massas finas, "podres", de biscoito, folhadas e variados recheios. Basicamente são feitas à base de ovos, farinhas, fermento e diversos outros ingredientes, como frutas, castanhas, especiarias, licores... resultando em verdadeiras tentações.
Ao lado de bolos e tortas maravilhosas, não podem faltar nas festas aquelas pequenas perdições e pecadinhos tão deliciosos que são os bombons, os doces típicos, os docinhos e as trufas. De todas as formas, cores e sabores eles são, sem dúvida, quase um costume nacional. Brigadeiros, beijinhos de coco, olhos de sogra, casadinhos, quindins e tantos outros... fazem a alegria das crianças e também dos adultos em qualquer festa. Com graus de dificuldade diferentes no preparo, existem receitas e ideias para atender todos os gostos e temas, basta apenas um pouco de criatividade.
Os doces, as compotas e geléias são uma excelente maneira de se ter sempre a mão frutas fora de época ou não. Além de muito saborosas são também muito práticas. Auxiliam na cozinha, pois servem como recheios para bolos e doces dando um toque especial ao sabor de muitas receitas e ainda servem como sobremesas. O importante ao prepararar uma compota doce é procurar preservar o sabor e a textura próprios das frutas utilizadas, mantendo um rigoroso critério de higiene e lembrar que compotas e geléias caseiras devem ser mantidas em geladeira e consumidas em curto prazo.
Frutas tem sabores muito leves e agradáveis. Seu frescor combina perfeitamente com os dias quentes de verão e agrada a todos. Em diversas combinações, com ou sem xaropes concentrados para dar ainda mais cor e sabor, podem estar presentes a todo momento, do café da manhã à sobremesa do jantar. Alegram qualquer lanche ou piquenique e fazem são a alegria da garotada.
Gelatinas são deliciosas opções para o verão, pois além de leves e nutritivas, são coloridas e simpáticas agradando às crianças e aos adultos também. Podem ser preparadas simples ou misturadas, com frutas ou cremes, desenformadas ou não, acrescentando mais beleza, brilho, suavidade, cor e sabor às sobremesas. Ricas em colágeno e aminoácidos elas também são um benefício à nossa saúde, pois ajudam a fortalecer cabelos e unhas, hidratam a pele e ainda são importantes para manter os ossos e as articulações saudáveis.
Os musses e cremes doces são deliciosas sobremesas para dias quentes, pois são sempre servidos frios. Leves e espumantes, mas com textura estável, preparadas à base de frutas como limão, maracujá, manga, morango... ou de chocolate, são extremamente agradáveis e refrescantes. Podem ser feitos com creme de leite ou ovos batidos, ou mesmo com gelatinas ou claras em neve resultando sempre em deliciosas tentações.
Pudins e pavês são doces que agradam a todos devido a sua delicadeza na textura e simplicidade no preparo. Aos pudins de leite e caramelo, podem ser incorporados vários outros ingredientes que lhe conferem sabores, cores e aromas diferentes, como o côco, o chocolate, a mandioca... Os pudins são preparados em banho-maria ou ainda assados; como no caso do pudim de pão e os pavês à base de biscoito champanhe ou maria, embebidos em sucos ou purês de frutas, caldas de chocolate, licores e cremes variados.
Para refrescar no calor, não existe nada melhor que um delicioso sorvete ou sorbet que podem ser de frutas, chocolates, castanhas, cremosos... À base de leite ou água, muito saborosos e refrescantes, estão sempre na medida certa para driblar as altas temperaturas do verão. Os sorbets são, na verdade, sorvetes mais leves, macios e de consistência fina. Não levam gordura ou gemas e são feitos à base de frutas, açúcar e água. Sorvetes e sorbets, além de deliciosos e bonitos, são também muito nutritivos e podem ganhar um toque todo especial quando feitos artesanalmente em casa.
A clara de ovo ao ser batida, perde sua consistência líquida e transforma-se numa espuma fofa, e é dessa forma que são feitos os suspiros. Eles podem ser usados em diversas receitas de sobremesas acrescentando-lhes leveza e crocância características ou mesmo saboreados puros. Vale lembrar que somente as claras são utilizadas; a gordura presente na gema e mesmo nos utensílios utilizados impede que as claras se avolumem e inibe a formação da espuma. Também é preciso saber que quanto mais bem batidos todos os ingredientes, mais bonitos, brilhantes e saborosos ficarão os suspiros.