4 colheres sopa de suco de limão
2 ovos
1 xícara de açúcar
200g de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 colher de sopa de fermento em pó
3 xícaras de açúcar de confeitar
1 clara de ovo
3 colheres de sopa de suco de limão
Óleo spray
Farinha de trigo
Se preferir: papel manteiga
Sugestão: Ligue o forno em 180oC (temperatura média) para ir aquecendo.
Prepare o tabuleiro: Unte uma assadeira média com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira. Facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.
Prepare as claras: Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.
DICA: Não deixe cair nem um pouco da gema nas claras e não use tigela, batedor de claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras.
Prepare os limões: Lave-os bem com uma escovinha, pois a casca será utilizada também. Antes de cortá-los para extrair o suco é preciso raspá-lo num ralador no lado mais fino e tirar lascas com um lascador apropriado para usar na decoração se desejar. Depois corte-os e esprema. Reserve o suco e as raspas.
DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.
Prepare o bolo: Na batedeira em velocidade média, bata o açúcar com a manteiga até ficar cremoso e junte as gemas uma a uma continuando a bater. Depois acrescente a farinha e o creme de leite fresco alternadamente e aos poucos, sempre batendo até ficar uma massa homogênia. Junte o caldo do limão e as raspinhas (não as lascas) e mexa mais um pouco. Então peneire o fermento sobre a massa, para evitar que eventuais bolinhas ou pedacinhos de fermento fiquem inteiros. Desligue a batedeira e acrescente as claras em neve misturando delicadamente com o batedor de claras até se misturarem. Vire na assadeira previamente untada ou forrada com papel manteiga.
Asse o bolo: Ponha para assar em fôrno médio por aproximadamente 30 minutos. Depois de esfriar, desenforme o bolo. Se não tiver usado papel manteiga, use uma faquinha para passar ao redor do bolo e levantá-lo um pouco. Vire a fôrma em cima de um prato grande e desvire novamente o bolo. Caso tenha usado o papel manteiga, basta virar o bolo num prato grande e puxar cuidadosamente o papel. Ele se soltará com facilidade e a forma ficará sem resíduos. Vire o bolo de cabeça para cima. Prepare a cobertura e cubra o bolo com ela. Decore com as lascas das cascas.
DICA: Verifique se o bolo está bem assado com um palito. Espete-o no meio do bolo, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.
Evite ficar abrindo o fôrno enquanto o bolo está assando. Isso pode solá-lo, ou seja, o bolo não cresce direito e fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de meia hora.
Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do fôrno desligado. Só o retire quando estiver em temperatura ambiente.
Prepare a cobertura: Bata a clara em neve como explicado acima. Depois acrescente aos poucos o açúcar de confeitar e o suco de limão e misture até ficar homogênio. Se a cobertura ficar muito grossa, pode acrescentar um pouco de água ou suco de limão para melhorar a consistência. Com auxílio de uma espátula espalhe a cobertura por cima do bolo todo. Se quiser decore ainda com algumas lascas de limão verde e/ou amarelo.