2 latas de milho verde escorridas
1 xícara de leite
1/2 xícara de requeijão
1 cebola média
1 dente de alho
1/2 xícara de salsa e cebolinha verde picadinhas
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
2 colheres de sopa de maizena
5 colheres de sopa de margarina
|
Azeitonas verdes picadas
Cenoura picadinha e pré-cozida
Ervilha
800g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 litro de leite integral
2 tabletes de caldo de galinha
1 colher de chá de sal
|
2 ovos
1 xícara de leite
1 pacote de farinha de rosca
Óleo para fritar
|
|
Prepare o recheio: Bata uma lata de milho no liquidificador com o leite e a maizena e reserve. Corte a cebola bem pequeninho e esprema o alho. Pique a salsa e cebolinha bem fininhas. Em uma panela ponha a margarina, a cebola e o alho e deixe cozinhar até começar a dourar um pouco. Junte a outra lata de milho, o sal, a pimenta moída e refogue por uns 3 minutos sempre mexendo. Acrescente o milho batido com o leite e a maizena, a salsa e a cebolinha verde e deixe cozinhar até engrossar. Deixe esfriar e misture ao requeijão.
DICA: A maizena deve ser sempre diluída antes, pois se fôr adicionada diretamente no próprio recheio ela vai cozinhar rapidamente e formar ¨bolinhas¨ sem engrossá-lo.
Esse recheio pode ser usado para panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc... Basta apenas diminuir ou aumentar a quantidade de leite para se ter um recheio mais ou menos cremoso.
Prepare a massa: Ponha o leite para ferver com a manteiga, o sal e o caldo de galinha. Quando ferver acrescente a farinha aos poucos e mexa até a massa soltar da panela completamente. Deixe esfriar e abra-a até uma espessura entre 5 a 7mm com um rolo sobre uma superfície lisa. Corte círculos com uma xícara, coloque um pouco de recheio no centro de cada círculo de massa. Se for utilizar o requeijão catupiry, ele deve ser acrescentado nessa hora. Coloque uma pequena quantidade (proporcional ao tamanho do salgado que está preparando) com a ajuda de uma colher. Depois dobre ao meio dando o formato de risole ou pastel, lembrando de apertar bem nas bordas para evitar que o risole se abra ao fritar.
DICA: Quanto mais fina a massa, mais delicada para trabalhar fica, porém mais leve ao paladar. Massas abertas muito grossas acabam deixando os salgados muito "massudos".
Empane e frite os risoles: Em um prato fundo bata os ovos com um garfo e misture com o leite. Em outro prato fundo ponha a farinha de rosca. Passe os risoles primeiro na mistura dos ovos e leite e depois na farinha de rosca. Em uma panela funda ponha uma quantidade de óleo que cubra os salgados, deixe esquentar bem e só então coloque os risoles com cuidado com o auxílio de uma escumadeira para evitar queimaduras. Eles estarão prontos quando estiverem douradinhos. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. Sirva quente.
DICA: Somente frite salgadinhos que estejam em temperatura ambiente. Se estiverem congelados eles irão se partir comprometendo o sabor, a textura e a aparência dos salgadinhos.