receita de empadão de galinha

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

1 kg de peito de frango sem pele e sem osso (filé de frango)
200ml de molho de tomate peneirado
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres de sopa de maizena

filé de frango

 

molho de tomate peneirado

 

caldo de galinha

maizena

       

SUGESTÃO DE OUTROS INGREDIENTES PARA O RECHEIO

Requeijão Catupiry
Azeitonas verdes picadas
Cenoura picadinha e pré-cozida
Milho
Ervilha

requeijão catupiry

 

azeitonas verdes sem caroço

 

cenoura

milho verde

 

ervilha

   

INGREDIENTES PARA A MASSA

700g de farinha de trigo
350g de margarina vegetal (não usar margarinas dietéticas)
3 colheres de sopa de cachaça
1 colher de chá de sal
3 gemas

farinha de trigo

 

manteiga

 

cachaça

sal marinho

 

gema de ovo

   

INGREDIENTES PARA PINCELAR

2 gemas
1 colher de sopa de azeite

gema de ovo

 

azeite

 

PREPARO

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.

Prepare o frango: Lave cada pedaço de frango em água corrente e fria, se desejar. Coloque-os numa panela de pressão e depois encha-a de água até quase cobrir o último pedaço. Quebre o caldo de galinha em 4 pedaçinhos e ponha um em cada canto da panela. Feche-a conforme as instruções do fabricante e ponha em fogo alto para cozinhar. Quando começar a fazer ruído e vapor, abaixe o fogo. O tempo total de cozimento deve ser de 25 minutos. Depois disso retire-a do fogo. Ponha a panela na pia em baixo de um fio de água fria para resfriá-la mais rápido ou deixe que esfrie normalmente para poder abrí-la.

Vai notar que a gordura da galinha se separa após o cozimento e esta não deve ser usada no recheio. Com a ajuda de dois garfos pegue cada pedaço, separe a gordura e leve para outra panela. À medida que fôr transferindo-os, aproveite que ainda estão quentes e desfie-os com os garfos. A carne vai estar macia e praticamente se desmanchando. A água que cozinhou o frango deve ser aproveitada no recheio, pois esta tem o caldo do frango e os temperos. Coe-a com uma peneira para retirar os pedacinhos de gordura cozidos e reserve.

Prepare o recheio: Depois de desfiar todo o frango jogue parte da água reservada por cima. Uma quantidade somente para dar liga ao recheio, que não deverá ficar mole demais. Comece com um pouco e acrescente mais aos poucos se achar necessário tornar o recheio mais cremoso. Acrescente o molho de tomate e a maizena diluída em um pouquinho dessa água. Junte também os outros ingredientes sugeridos ou de sua preferência, para tornar o recheio mais saboroso e colorido, com excessão do requeijão catupiry. Ponha a panela em fogo brando e mexa até engrossar e deixe esfriar para rechear o empadão.

maizena diluídaDICA: A maizena deve ser sempre diluída antes, pois se fôr adicionada diretamente no próprio recheio ela vai cozinhar rapidamente e formar ¨bolinhas¨ sem engrossá-lo.

Esse recheio pode ser usado para empadinhas, coxinhas, massas folhadas, risoles, barquetes, panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc... Basta apenas diminuir ou aumentar a quantidade de água para se ter um recheio mais ou menos cremoso.

Prepare a massa: Despeje a farinha em uma tigela grande e misture com o sal. Em uma xícara dissolva as gemas na cachaça e depois junte à farinha misturando até conseguir uma ¨farofa¨. Acrescente a margarina e misture bem até obter uma massa "podre" (ela é chamada assim, pois fica meio quebradiça). É preciso trabalhar com a massa até que ela forme uma bola grande e uniforme. O aspecto de ¨farofa¨ some completamente. Reserve uma parte da massa para a decoração que deseja.

DICA: Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a margarina a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha.

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare a base do empadão: Sempre trabalhando com as mãos, vá pegando pequenos pedaços da massa e forrando uma assadeira refratária ou de metal de forma uniforme no fundo e nas laterais. Os pedaços se juntam facilmente formando uma massa única. Depois que a assadeira estiver toda forrada, com a ajuda de um garfo fure toda a massa para evitar rachaduras. Ponha no fôrno pré-aquecido para pré-assar a massa e deixe que ela fique levemente corada e não dourada com aparência de pronta. O tempo para pré-assar é de +/- 10 minutos, mas pode variar de acordo com cada fôrno.

DICA: Pré-assar a massa faz com que ela fique toda crocante e evita que a parte embaixo do empadão fique mal assada ou solada depois de pronto. O que pode acontecer se o recheio fôr colocado em cima da massa ainda crua.

Recheie o empadão: Espere o recheio esfriar e coloque por cima da massa pré-assada. Se fôr utilizar o requeijão catupiry, ele deve ser acrescentado nessa hora. Espalhe uma camada fina por cima de todo o recheio

Prepare a tampa do empadão: Para preparar a tampa do empadão é muito simples. Abra um filme plástico de cozinha em cima de uma mesa, ponha um pedaço de massa e cubra com outro filme plástico. Com um rolo de pastel abra a massa lentamente até uma espessura de 5 a 7mm. Retire devagar o filme plástico superior e corte a tampa para o empadão no formato e tamanho da assadeira que usou. Dessa vez não fure com o garfo.

Levante devagar o plástico com a massa para que este desgrude da mesa. Coloque cuidadosamente por baixo um suporte para evitar que a massa se quebre. A massa fica grudada no plástico e por isso não é muito difícil de trabalhar com ela. Segure o plástico apoiado no suporte e posicione a massa em frente à assadeira. Acerte a posição e vire a tampa em cima do empadão. Retire o plástico devagar, corte algum excesso de massa se tiver e aperte bem nas bordas para fechar o empadão.

DICA: Com o auxílio de uma tábua de corte ou até mesmo um pedaço de papelão fica mais fácil virar a tampa do empadão. Se ao virar a tampa, ela não ficar na posição certa, com a ajuda do plástico que ainda está grudado na massa é fácil acertá-la.

Decorando o empadão: Para que o empadão fique bonito, corado e brilhoso depois de assado é necessário pincelá-lo com gemas. Isso é mais fácil de fazer antes de começar a decorá-lo. Com um pincel de cozinha, misture as gemas com o azeite em uma xícara para que fique menos espesso e pincele toda a tampa por igual. Reserve um pouco das gemas para pincelar a decoração também. Com a massa reservada faça a decoração que desejar. Pode fazer flores e folhas, faixas de massa e cruzá-las, letras, bichinhos e etc...

DICA: Se você não tem muito jeito para decoração, uma sugestão simples, rápida, fácil e que também dá um efeito bonito ao final é simplesmente fazer várias bolinhas pequenas e espalhar por cima do empadão.

Asse o empadão: Ponha o empadão para assar até que fique dourado. Isso deve levar uns 20 minutos mais ou menos, mas pode variar de acordo com cada fôrno. Lembre-se que a massa embaixo já está semi-pronta e o recheio pronto. É necessário apenas assar um pouco mais o fundo e laterais, esquentar o recheio e assar a tampa.

UTENSÍLIOS PARA AJUDAR

balanca precisao

 

medidas-padrão para colheres

 

panela de pressão de teflon

 

caçarola

peneira

 

bacia de vidro

 

assadeira circular de teflon para tortas

 

assadeira refratária

filme plástico para cozinha

 

rolo para abrir massas

 

pincel de cozinha

   

RENDIMENTO: 8 a 10 porções - Assadeira grande.

Créditos das fotos


 

Busca