1 peça de contra-filé com mais ou menos 1,5kg
4 colheres de sopa de manteiga amolecida
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de chá de sal
Sugestão: Ligue o forno em 180oC (temperatura média) para ir aquecendo.
Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.
Prepare a carne: Lave a carne sob água corrente e fria, se desejar. Com uma faca bem afiada e sobre uma tábua de corte, retire algum excesso de gordura, mas deixe a capa grossa que cobre a carne. Perfure toda a carne com um garfo grande de cozinha para que o tempero penetre bem. Esfregue o sal e a pimenta por toda a carne.
DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos.
Asse a carne: Em assadeira de teflon, coloque a carne com a capa de gordura virada para cima e espalhe a manteiga amolecida por cima e laterais. Calcule o tempo de assar da seguinte maneira: para cada 100g de carne, deixe 1 minuto. Então, se o pedaço que estiver preparando tiver 1,5kg, voce deverá deixar o fôrno ligado por 15 minutos depois que colocar a carne para assar. Depois disso, desligue o fôrno e deixe a carne lá dentro por mais 2 horas sem abrí-lo. Ao final do tempo de preparo retire, fatie e sirva o rosbife, que deverá estar com uma camada cozida ao redor e rosado no centro. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o pedaço de carne que utilizar ou com o fôrno.
DICA: Não fatie o rosbife muito fino, pois ele pode perder a cor rosada peculiar.
Outros cortes de carnes, também se prestam muito bem para o preparo do rosbife. Podem ser usados o filé mignon, a alcatra ou a picanha. Note porém, que cada pedaço tem dimensões diferentes.
O filé mignon, por ser mais fino e comprido tende a assar um pouco mais rápido que outros cortes maiores e mais largos. Logo, será necessário avaliar o tempo para cada corte e seu fôrno preparando uma vez. Se ficar muito mal passado ou muito bem passado, aumente ou diminua o tempo de cozimento da próxima vez.