receita de esfiha de carne

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

1 kg de carne moída
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 lata pequena de molho de tomate peneirado

patinho moído

 

azeite de oliva extra virgem

 

sal marinho refinado

pimenta do reino preta

 

molho de tomate peneirado

   

SUGESTÃO DE OUTROS INGREDIENTES PARA O RECHEIO

Requeijão catupiry
Azeitonas verdes picadas
Cenoura picadinha e pré-cozida
Milho
Ervilha

requeijao catupiry

 

azeitona verde sem caroço

 

cenoura

milho verde

 

ervilha em conserva

   

INGREDIENTES PARA MASSA

1 kg de farinha de trigo
3 tabletes de fermento para pão
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
1 xícara de óleo
1 xícara de leite morno

farinha de trigo  

Fermento Biológico Fresco

 

açucar refinado

sal marinho refinado

 

oleo vegetal

 

leite

INGREDIENTES PARA PINCELAR

2 gemas
2 colheres de sopa de azeite

gema de ovo  

azeite de oliva extra virgem

PARA O TABULEIRO

Óleo spray
Se preferir: papel manteiga

oleo spray  

papel manteiga

PREPARO

Prepare o recheio: Em uma panela ponha o azeite para esquentar e depois de quente coloque a carne moída, o sal e a pimenta. Misture bem para o tempero se espalhar uniformente por toda a carne. Deixe cozinhar até ficar bem sequinha. Depois acrescente o molho de tomate e junte também os outros ingredientes sugeridos ou de sua preferência, para tornar o recheio mais saboroso e colorido. Cozinhe mais um pouco até ficar sequinho de novo. Deixe esfriar.

DICA: Esse recheio pode ser usado para massas folhadas, risoles, panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc...

massa de esfihaPrepare a massa: O fermento reage com o açúcar, portando junte os dois ingredientes e dissolva o fermento dentro de uma tigela grande. Depois acrescente o sal, o óleo e o leite morno e misture bem. O leite não pode estar muito quente senão atrapalha o fermento a crescer. Aos poucos vá adicionando a farinha e trabalhando a massa com as mãos. Ao final ela deverá ficar lisa e soltar com facilidade das mãos. Cubra a bacia com um pano de prato e deixe descansar para o fermento poder agir. O volume deverá dobrar.

DICA: Para se avaliar com facilidade se a massa já está pronta para ser trabalhada, basta fazer uma pequena bolinha e colocar num copo com água. Quando ela subir a massa estará pronta.

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

recheando esfihaabrindo a massa da esfihaPrepare as esfihas: Depois de crescida pode-se então começar a trabalhar com a massa. Ao tocar nela perceberá que irá murchar um pouco, mas isso é normal. Faça então pequenas bolas e abra-as até uma espessura entre 5 a 7mm com um rôlo esfiha pronta antes de assarfechando a esfihade pastel sobre uma superfície lisa. Ao final a massa ficará em formato circular. Recheie-a e se fôr utilizar o requeijão catupiry, ele deve ser acrescentado nessa hora. Coloque uma pequena quantidade (proporcional ao tamanho do salgado que está preparando) com a ajuda de uma colher. Depois feche as pontas dando o formato triangular, lembrando de apertar bem nas bordas para evitar que a esfiha se abra ao assar. Se preferir pode fazer as esfihas abertas. Nesse caso basta apenas cobrir com o recheio os círculos de massa abertos.

DICA: Quanto mais fina a massa, mais delicada para trabalhar fica, porém mais leve ao paladar. Massas abertas muito grossas acabam deixando os salgados muito "massudos".

Para grudar bem as bordas da massa passe o dedo molhado antes de apertar.

Prepare o tabuleiro: Unte um tabuleiro grande com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhado por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar o tabuleiro. Facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que o tabuleiro e forrá-lo.

esfiha pinceladas com gema e azeiteAsse as esfihas: Arrumeas esfihas no tabuleiro deixando espaço entre elas para poderem crescer um pouco e ponha-as para assar em fôrno pré-aquecido até que fiquem douradas. Isso deve levar uns 10 a 15 minutos mais ou menos, mas pode variar de acordo com cada fôrno.

Sugestão: Para que o salgado fique corado e brilhoso depois de assado é necessário pincelá-lo com gemas. Com um pincel de cozinha, misture as gemas com o azeite em uma xícara para que fique menos espesso e pincele toda a superfície por igual.

UTENSÍLIOS PARA AJUDAR

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

panela de inox

moedor de pimentas

 

tigela grande de vidro

 

rolo para abrir massas

 

assadeira retangular grande

pincel de cozinha

           

RENDIMENTO: 50 unidades.

Créditos das fotos


 

Busca