1 kg de carne moída
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 lata pequena de molho de tomate peneirado
Requeijão catupiry
Azeitonas verdes picadas
Cenoura picadinha e pré-cozida
Milho
Ervilha
1 kg de farinha de trigo
3 tabletes de fermento para pão
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
1 xícara de óleo
1 xícara de leite morno
2 gemas
2 colheres de sopa de azeite
Óleo spray
Se preferir: papel manteiga
Prepare o recheio: Em uma panela ponha o azeite para esquentar e depois de quente coloque a carne moída, o sal e a pimenta. Misture bem para o tempero se espalhar uniformente por toda a carne. Deixe cozinhar até ficar bem sequinha. Depois acrescente o molho de tomate e junte também os outros ingredientes sugeridos ou de sua preferência, para tornar o recheio mais saboroso e colorido. Cozinhe mais um pouco até ficar sequinho de novo. Deixe esfriar.
DICA: Esse recheio pode ser usado para massas folhadas, risoles, panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc...
Prepare a massa: O fermento reage com o açúcar, portando junte os dois ingredientes e dissolva o fermento dentro de uma tigela grande. Depois acrescente o sal, o óleo e o leite morno e misture bem. O leite não pode estar muito quente senão atrapalha o fermento a crescer. Aos poucos vá adicionando a farinha e trabalhando a massa com as mãos. Ao final ela deverá ficar lisa e soltar com facilidade das mãos. Cubra a bacia com um pano de prato e deixe descansar para o fermento poder agir. O volume deverá dobrar.
DICA: Para se avaliar com facilidade se a massa já está pronta para ser trabalhada, basta fazer uma pequena bolinha e colocar num copo com água. Quando ela subir a massa estará pronta.
Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.
Prepare as esfihas: Depois de crescida pode-se então começar a trabalhar com a massa. Ao tocar nela perceberá que irá murchar um pouco, mas isso é normal. Faça então pequenas bolas e abra-as até uma espessura entre 5 a 7mm com um rôlo de pastel sobre uma superfície lisa. Ao final a massa ficará em formato circular. Recheie-a e se fôr utilizar o requeijão catupiry, ele deve ser acrescentado nessa hora. Coloque uma pequena quantidade (proporcional ao tamanho do salgado que está preparando) com a ajuda de uma colher. Depois feche as pontas dando o formato triangular, lembrando de apertar bem nas bordas para evitar que a esfiha se abra ao assar. Se preferir pode fazer as esfihas abertas. Nesse caso basta apenas cobrir com o recheio os círculos de massa abertos.
DICA: Quanto mais fina a massa, mais delicada para trabalhar fica, porém mais leve ao paladar. Massas abertas muito grossas acabam deixando os salgados muito "massudos".
Para grudar bem as bordas da massa passe o dedo molhado antes de apertar.
Prepare o tabuleiro: Unte um tabuleiro grande com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhado por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar o tabuleiro. Facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que o tabuleiro e forrá-lo.
Asse as esfihas: Arrumeas esfihas no tabuleiro deixando espaço entre elas para poderem crescer um pouco e ponha-as para assar em fôrno pré-aquecido até que fiquem douradas. Isso deve levar uns 10 a 15 minutos mais ou menos, mas pode variar de acordo com cada fôrno.
Sugestão: Para que o salgado fique corado e brilhoso depois de assado é necessário pincelá-lo com gemas. Com um pincel de cozinha, misture as gemas com o azeite em uma xícara para que fique menos espesso e pincele toda a superfície por igual.