Ingredientes para preparar a alcachofra
3 alcachofras
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
2 limões sicilianos
1 colher de sobremesa de sal
Sugestão para rechear
Modo de fazer
Prepare a alcachofra: Para preparar essa receita de alcachofra recheada é preciso lavar bem as alcachofras em água corrente e deixar de molho numa tigela com água e vinagre por 30 minutos. Depois, corte um limão ao meio e o outro em pedaços. Retire as alcachofras da água e deixe escorrer um pouco. Com uma faca afiada e grande, corte 2/3 da parte de cima (pétalas) e esfregue o limão cortado ao meio imediatamente sobre os cortes para evitar que escureça. Depois corte a parte inferior, onde tem o cabo, bem rente, retirando um pouco das petálas ao redor e esfregue novamente o limão nos cortes.
DICA: Alcachofras oxidam muito rápido depois de cortadas e ficam com uma aparência não muito bonita. Para evitar que escurecem é necessário esfregar limão sobre os cortes imediatamente.
Cozinhe a alcachofra: Com a pontas dos dedos procure abrir bem as pétalas antes de colocar para cozinhar. Depois coloque-as numa panela com água, sal e os pedaços de limão espremidos com as mãos. Corte os limões que usou para esfregar nas alcachofras e coloque na água de cozimento também e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Depois retire da panela e deixe-as escorrer de cabeça para baixo por alguns minutos e então vire para cima novamente.
DICA: Verifique se as alcachofras estão cozidas retirando uma pétala do meio, se soltar com facilidade, estão prontas.
Prepare o miolo da alcachofra: Retire as pétalas que se encontram no centro e são menores. Abra um espaço de +/- uns 3cm de diâmetro. Abaixo das pétalas retiradas vai notar um amontoado de filamentos que precisam ser removidos. Comece retirando com os dedos e depois use uma colher pequena de chá para retirar o restante, raspando ligeiramente a polpa da alcachofra para que fique muito gostoso.
DICA: Bem no centro e sobre o 'coração' da alcachofra existem uma série de filamentos que se parecem com 'cabelos'. Eles precisam ser completamente removidos antes de rechear a alcachofra, pois não são comestíveis e podem causar desconforto como se fossem espinhas de peixe se forem engolidos, embora na verdade, sejam macios.
Recheie a alcachofra: Abra as pétalas da alcachofra ligeiramente tomando o cuidado de não desmontá-la, pois depois de cozida ela fica bem macia. Comece a recheá-la pelo centro com a ajuda de uma colher. Encha o miolo com a farofa e depois continue colocando pequenas porções de farofa em cada pétala. Sirva a seguir ainda quente.
DICA: Para comer, basta retirar as pétalas, uma a uma, de fora para dentro. Somente a parte macia, de cada pétala, que fica mais próxima ao 'coração' da alcachofra é comestível. Coloque a pétala na boca e coma a farofa com a polpa da alcachofra que deve ser extraída espremendo a ponta da pétala com os dentes. Quando terminarem as pétalas coma o miolo ou 'coração' da alchofra juntamente com o restante da farofa.
Utensílios para ajudar no preparo
RENDIMENTO: 3 porções.