panela de pressao

Como funcionam as panelas de pressão

Panelas de pressão são utensílios muito comuns nas cozinhas, existem em vários tamanhos e modelos e podem ser encontradas em alumínio, teflon ou aço inoxidável. A diferença básica da panela de pressão para uma panela comum é que ela funciona hermeticamente fechada; sua tampa é 'vedada' com um anel de borracha para evitar que o ar saia. Além disso possuem válvulas de escape e segurança. Numa panela comum, mesmo que tampada, o cozimento de qualquer alimento é bem menos intenso.

Funcionamento

Sob a pressão ambiente a água ao ferver atinge a temperatura máxima de 100ºC, o que acontece numa panela comum. Quando a panela de pressão (completamente fechada) é aquecida a pressão interna aumenta porque a água e o ar dentro dela se expandem e o volume da panela continua constante. Essa pressão maior faz com que o ponto de ebulição da água também aumente de 100ºC para 120ºC. Com a temperatura da água fervente mais alta do que em uma panela comum, os alimentos são cozidos bem mais rápidos, economizando tempo e gás ou energia (no caso de fogões elétricos).

Depois que a água ferve, sua temperatura não aumenta mais, apenas produz vapor, por isso deve-se diminuir a fonte de calor pois não fará diferença no cozimento, apenas no consumo de gás ou energia e na evaporação da água. Em seguida a pressão interna atinge o limite que a panela suporta e o vapor que se forma consegue levantar o pêso e escapar um pouco pela válvula estabilizando seguramente a pressão interna.

Segurança

válvulas de segurança de panela de pressãoPara garantir a segurança na utilização as panelas de pressão tem duas válvulas (que podem variar de acordo com o modelo). A maior, comumente com um pêso, serve para estabilzar a pressão interna que se forma durante o uso. A segunda válvula, um pouco menor, serve como segurança da primeira. No caso de haver algum entupimento ou mal funcionamento, esta válvula menor se rompe para liberar a pressão excessiva.

 

Como usar panelas de pressão adequadamente

Ao comprar

Para o bom funcionamento das panelas de pressão alguns cuidados devem ser tomados. Leia com atenção as instruções do fabricante, pois os modelos, tamanhos e materiais utilizados na fabricação podem variar, sendo necessários diferentes procedimentos com cada tipo de panela. Somente compre ou utilize panelas de pressão que tenham certificados de institutos competentes.

Acessórios

anel de borracha para panela de pressãoNão use a panela se a tampa estiver amassada ou com o anel de borracha avariado ou ressecado. Retire o anel de borracha para ser lavado e sêco à cada utilização evitando que ele se 'cole' à tampa da panela com o acúmulo de resíduos. Como a borracha sofre variações com altas temperaturas, o anel deve ser trocado à cada 3 meses, ou de acordo com as instruções do fabricante.

pêso de válvula para panela de pressãopino de válvula para panela de pressãoválvula de segurança para panela de pressãoVerifique também se as válvulas de segurança e escape, assim como o pêso estão perfeitos e não apresentam entupimentos, limpe-os bem à cada utilização e nunca tente reparar nenhuma das peças. Assim como o anel de borracha, elas podem ser compradas separadas e trocadas por inteiro. Se tiver dúvidas ou dificuldades para reinstalá-las, leve a um representante autorizado para fazer o serviço.

cesta regulável para cozimento à vaporUtilize sempre um mínimo de dois a três copos de água e encha a panela com água e alimentos no máximo na proporção de 2/3 de seu volume interno. É importante ter espaço livre dentro da panela para a formação do vapor, cozimento dos alimentos e para evitar entupimentos das válvulas. Quando cozinhar à vapor, coloque dois a três dedos de água por baixo do suporte adequado para este tipo de cozimento.

Ao cozinhar

Ponha a panela em fogo alto para aquecer e quando começar a liberar vapor regularmente pela válvula principal, começar a fazer ruído, diminua a fonte de calor pois a temperatura interna se manterá constante. Assim irá diminuir um pouco o vapor liberado e o ruído, aumentará a segurança na utilização da panela, economizará gás ou energia e os alimentos a serem cozidos ficarão com mais caldo.

À menos que a receita diga o contrário, marque o tempo de cozimento de cada alimento a partir do momento em que a panela de pressão começar a liberar o vapor de maneira regular. Normalmente entre 10 e 15 minutos uma panela em bom estado de funcionamento já terá atingido à pressão correta. Se demorar mais do que isso, poderá ter ocorrido algum entupimento na válvula ou vazamento de ar através do anel de borracha. Nesse caso desligue o fogo e deixe a panela esfriar naturalmente ou coloque-a na pia sob um fio de água fria para esfriá-la mais rapidamente para poder avaliar o problema com segurança.

Depois que terminar o tempo de cozimento ou se perceber algum mal funcionamento durante o uso, somente abra a panela de pressão após seu resfriamento e normalização total da pressão interna com a externa. Para saber se a pressão já está normal, depois de esfriá-la naturalmente ou na pia, levante o pêso sobre a válvula principal e observe se ainda sai vapor. Quando não sair mais poderá abrí-la tranquilamente.

 

Alimentos a serem preparados em panelas de pressão

Uma variedade enorme de alimentos podem ser preparados na panela de pressão e em bem menos tempo. Várias receitas podem ser adaptadas apenas recalculando e diminuindo o tempo de cozimento dos alimentos.

Cortes mais firmes de carnes podem facilmente ser amaciados para o preparo de sopas, bifes, assados e strogonoffs. Leguminosas sêcas, mesmo sem ficar de molho durante a noite, são rapidamente preparadas e com o resultado final igual. Legumes podem ser cozidos na água ou no vapor (com auxílio de um suporte adequado) e mantém suas cores, texturas e sabores perfeitos. Deliciosas sobremesas e até mesmo massas podem ser fácil e rapidamente preparadas quase num ′piscar de olhos′. Experimente!

Além disso pode-se preparar alimentos ainda congelados, cozinhar leite condensado em lata para preparar doce de leite para sobremesas e esterilizar alimentos e conservas devido à alta temperatura. Leia com atenção o manual que acompanha a panela de pressão para poder obter dela o máximo de benefícios possíveis e os melhores resultados que pode oferecer. Nesses manuais encontram-se, comumente, tabelas para o cozimento de diversos alimentos, assim como sugestões para a adaptação de receitas.

Saiba também

Criação

digestor inventado por Denis PapinA panela de pressão foi inventada por um físico, matemático e inventor francês chamado Denis Papiin sendo batizada de 'digestor', que era usado para extrair toda a gordura de ossos e amaciá-los. Muitos ajustes foram necessários até que o inventor conseguisse usar o equipamento com segurança. Dessa forma acabou por desenvolver também uma válvula para escape da excessiva pressão que se formava no interior do equipamento, parecida com as válvulas das atuais panelas de pressão.

Outras aplicações

De lá pra cá muitas modificações foram feitas, mas o princípio básico se manteve o mesmo. Novos materiais foram empregados na sua fabricação e tamanhos e modelos foram diversificados dando origem a outras máquinas usadas comercialmente e no setor hospitaleiro para a esterelização de materiais cirúrgicos e outros utensílios, assim como na conservação de alimentos e fabricação de papel. Assim, além de servirem na cozinha, panelas de pressão podem também ser úteis na esterilização de utensílios metálicos de manicure devido à alta temperatura que a água atinge em seu interior.

Créditos das fotos

 

 

Experimente algumas deliciosas receitas de panela pressão

 

receita arroz doce com canela
receita beterraba cozida
receita cadinho feijao, caldo feijao
Caldinho de Grão de Bico
receita canjica canela
receita carne assada
receita carne assada recheada
receita coxinha galinha
Croquete de Galinha
receita empadao galinha
receita empada galinha
receita feijao
receita feijoada completa
receita pastel forno frango
receita pastel frango
Risole de Frango
Salada de Grão de Bico
Sanduíche de Carne Assada

Busca