Ingredientes para o nhoque
750g de batata
150g de margarina
1 ovo
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de sal
Água fervendo
Ingredientes para o molho
400g de queijo gorgozola
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de cebolinha e salsinha
1 colher de café de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de café de sal
Modo de fazer
Prepare a massa: Com uma faca afiada ou um descascador de legumes descasque as batatas e pique-as em pedaços menores. Ponha para cozinhar em uma panela com água fervendo com uma colher de chá de sal até ficarem bem macias. Depois escorra numa peneira.
DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica são leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos. Já os descascadores de legumes (também encontrados com lâminas de cerâmica) são ótimos para retirar uma casquinha bem fina.
Esprema as batatas com um espremedor próprio, dentro de uma tigela ou bacia grande. Por cima das batatas espremidas e ainda quentes quebre o ovo, salpique mais uma colher de chá de sal e junte a margarina. Misture tudo com uma colher até ficar bem homogênio. Depois acrescente a farinha de trigo aos poucos e misture com as mãos até formar uma bola de massa.
Prepare os nhoques: Esfarinhe um pouco a superfície onde irá trabalhar e peque um pedaço de massa. Role-o com as duas mãos até formar um rolinho. Com uma faca afiada, corte pequenos pedaços do rolinho. Tradicionalmente nhoques tem sulcos impressos em cada unidade. Isso serve para que o molho grude melhor nos nhoques tornando-os ainda mais saborosos. As decorações podem ser feitas de diversas maneiras:
Decorando com garfo: Para imprimir alguns sulcos nos nhoques, pode-se usar um simples garfo. Basta apenas rolar cada um sobre os dentes do garfo, apertando ligeiramente para não deformá-lo, e sim apenas marcá-lo.
Decorando com ralador: Para imprimir uma textura xadrez nos nhoques, pode-se usar as costas de um ralador simples. Basta apenas rolar cada nhoque delicadamente pelo verso do ralador, também apertando ligeiramente para não deformá-lo, mas apenas marcá-lo.
Decorando com uma tábua própria: Para imprimir linhas mais certinhas nos nhoques, pode-se usar uma pequena tábua apropriada para esta finalidade. Ela possui a superfície toda canelada e assim basta apenas rolar cada nhoque delicadamente sobre ela para conseguir um acabamento perfeito, tomando sempre o cuidado de não apertar muito para não deformá-lo, somente marcá-lo.
Cozinhe os nhoques: Para cozinhá-los use uma panela funda e larga. A panela deverá estar cheia e a água fervendo. Coloque um pouco de nhoques na panela e espere até que subam. Quando estirem prontos eles subirão até a supefície e assim basta apenas recolhê-los com uma escumadeira e colocar na travessa onde será servido. Repita essa operação até terminarem todos os nhoques.
Prepare o molho: Lave e pique a cebolinha e a salsinha bem fininha e reserve. Depois retire a casca do queijo gorgonzola e pique-o todo em pedaços menores. Em uma panela pequena coloque o queijo picado e a manteiga e em fogo médio deixe que derreta. Quando estiverem completamente derretidos, junte o creme de leite, o sal e a pimenta do reino moída, misture bem e deixe ferver por 1 minuto. Retire do fogo e vire sobre os nhoques. Por último salpique a cebolinha e salsinha picadinhas sobre eles. Se quiser decore com alguns raminhos de cebolinha inteiros.
Utensílios para ajudar no preparo
RENDIMENTO: 4 porções