Ingredientes
1 garrafa de vinho tinto encorpado
1 laranja
16 cravos da Índia
2 pedaços de canela em pau
2 pedaços pequenos de gengibre fresco
6 colheres de sopa de açúcar
200ml de cachaça
Canela em pó para polvilhar
< |
||||
Modo de fazer
Prepare a laranja: Lave bem a laranja com uma escovinha para frutas, e com uma faca afiada, em cima de uma tábua, corte a parte de cima e debaixo até alcançar a polpa da fruta. Deixe o restante da casca e corte-a em quatro pedaços. Em um dos pedaços espete os cravos da Índia e os outros 3, corte em fatias tendo o cuidado de retirar todas as sementes.
DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.
Cuidado com laranjas estragadas. Se estiver com um odor diferente, despreze a laranja toda, pois caso contrário poderá provocar sérios distúrbios intestinais.
Prepare o vinho quente: Vire o vinho numa panela grande e junte a laranja espetada com o cravos e as fatias. Acrescente também os pedaços de gengibre, a canela em pau e o açúcar. Ponha para esquentar, mas não deixe ferver para não evaporar o álcool do vinho. Por último acrescente a cachaça, misture tudo e sirva em canecas. Se gostar, polvilhe um pouco de canela em pó sobre o vinho quente, na própria caneca, na hora de servir.
DICA: Se quiser cortar ou ralar o gengibre, diminua a quantidade, pois quanto menores os pedaços, mais gosto ele dará. Nesse caso, acrescente aos poucos e experimente.
Utensílios para ajudar no preparo
RENDIMENTO: 5 a 6 porções.
© 2012-2019: Muito Gostoso
Créditos das Fotos
© 2012-2019: Muito Gostoso
Créditos das Fotos