1 kg de camarões pequenos sem cabeça
Suco de um limão
1/2 xícara de coentro picado fininho
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1/2 xícara de azeite
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 lata pequena de molho de tomate peneirado (250g)
1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa de maizena
Requeijão Catupiry
Azeitonas verdes picadas
Ervilha
700g de farinha de trigo
350g de margarina vegetal (não usar margarinas dietéticas)
3 colheres de sopa de cachaça
1 colher de chá de sal
3 gemas
2 gemas
1 colher de sopa de azeite
Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.
Prepare os camarões: Nessa receita de empada de camarão é preciso retirar as cascas e uma tripinha (o intestino) que fica nas costas do camarão, pois ela pode ainda ter algum resto de excrementos. Com uma faca afiada, faça um pequeno corte nas costas do camarão e com a ajuda de um palito de dente puxe a tripinha (uma linha escura) para fora. Então lave os camarões em água corrente e fria, se desejar, e em uma tigela deixe marinar (pegar sabor) com o suco do limão, o sal, a pimenta moída e o coentro picadinho.
Prepare o recheio: Em uma panela aqueça o azeite e ponha a cebola picadinha e o alho espremido para dourar. Não deixe queimar, quanto estiver no ponto acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar mais um pouco. Depois junte os camarões e os temperos em que estavam marinando e deixe cozinhar por 3 minutos. Acrescente a maizena diluída no leite e junte também os outros ingredientes sugeridos ou de sua preferência, para que o recheio fique muito gostoso e colorido, com excessão do requeijão catupiry. Mexa até engrossar e deixe esfriar para rechear as empadinhas.
DICA: Camarão quando fica muito tempo cozinhando fica com sabor meio "borrachudo".
A maizena deve ser sempre diluída antes, pois se for adicionada diretamente no próprio recheio ela vai cozinhar rapidamente e formar ¨bolinhas¨ sem engrossá-lo.
Esse recheio pode ser usado para empadões, coxinhas, massas folhadas, risoles, barquetes, panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc... Basta apenas diminuir ou aumentar a quantidade de água para se ter um recheio mais ou menos cremoso.
Prepare a massa: Despeje a farinha em uma tigela grande e misture com o sal. Em uma xícara dissolva as gemas na cachaça e depois junte à farinha misturando até conseguir uma ¨farofa¨. Acrescente a margarina e misture bem até obter uma massa "podre" (ela é chamada assim, pois fica meio quebradiça). É preciso trabalhar com a massa até que ela forme uma bola grande e uniforme. O aspecto de ¨farofa¨ some completamente.
DICA: Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a margarina a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha.
Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.
Prepare as empadinhas: Sempre trabalhando com as mãos, vá pegando pequenos pedaços da massa e forrando cada forminha para empada de forma uniforme ao fundo e nas laterais. Espere o recheio esfriar e encha a forminha já forrada com a massa. Se for utilizar o requeijão catupiry, ele deve ser acrescentado nessa hora. Coloque uma pequena quantidade (proporcional ao tamanho do salgado que está preparando) com a ajuda de uma colher. Para preparar a tampa da empada é muito simples. Abra um filme plástico de cozinha em cima de uma mesa, ponha um pedaço de massa e cubra com outro filme plástico. Com um rolo de pastel abra a massa lentamente até uma espessura de 5 a 7mm. Retire devagar o filme plástico superior e corte círculos no diâmetro da forminha de empada que está usando. Solte os círculos de massa do plástico de baixo e cubra as empadinhas apertando bem nas bordas para selar.
DICA: Para cortar círculos na massa use xícaras, copos ou tampas de vidros que melhor se adaptarem ao tamanho necessário.
Asse as empadinhas: Arrume-as sobre um tabuleiro e para que fiquem bonitas, coradas e brilhosas depois de assadas, é necessário pincelá-las com gemas antes de colocar no forno. Com um pincel de cozinha, misture as gemas com o azeite em uma xícara para que fiquem menos espessas e pincele as tampinhas das empadinhas por igual. Ponha-as para assar no fôrno pré-aquecido em temperatura média até que fiquem douradas. Isso deve levar uns 20 minutos mais ou menos, mas pode variar de acordo com cada forno.
DICA: Para servir como coquetel, faça empadas pequenas e coloque em forminhas de papel. Facilita aos convidados se servirem e evita engordurar os dedos.