Ingrediente para a salada
3 beterrabas grandes
Ingredientes para o molho
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico (aceto balsâmico)
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 cebola roxa
2 colheres de sopa de cebolinha e salsinha
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de água mineral gasosa
Modo de fazer
Prepare as beterrabas: Corte as folhas e os rabinhos das beterrabas e jogue fora. Lave-as bem com uma escova macia para legumes em água corrente, coloque-as numa panela de pressão e depois encha-a de água até quase cobrir as beterrabas. Feche a panela conforme as instruções do fabricante e ponha em fogo alto para cozinhar. Quando começar a fazer ruído e vapor, abaixe o fogo. O tempo total de cozimento deve ser de 25 minutos. Depois disso retire a panela de pressão do fogo e ponha-a na pia em baixo de um fio de água fria para resfriá-la mais rápido ou deixe que esfrie normalmente para poder abrí-la.
DICA: Pode-se cozinhar beterrabas também junto com o feijão. Assim todo o caldo que sair delas ficará no feijão, tornando-o mais rico ainda em nutrientes. Como o feijão é escuro, pouco se notará do tom avermelhado do caldo e também não alterará em quase nada o sabor.
Decore as beterrabas: Retire-as da panela, deixe-as esfriar e descasque-as com uma faca afiada. Depois, sobre uma tábua, corte-as em fatias de +/- 7mm de espessura. Use um cortador de biscoitos em formato de coração para recortar as fatias. Arrume-as numa travessa bonita e sirva acompanhada do molho. Pique as sobras dos recortes e use-as em outra salada.
DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.
Prepare o molho: Descasque e corte a cebola bem pequenininho. Lave bem as folhinhas da salsinha desprezando as que estiverem machucadas e retirando todas as impurezas. Pique bem fininho numa tábua de corte com uma faquinha ou um cortador de temperos. Em uma tigela menor misture todos os ingredientes para o molho com uma colher ou um mini mixer (nesse caso o molho ficará espumante). Sirva o molho separado numa molheira ou tempere a salada somente na hora de servir, caso contrário as folhas murcharão.
DICA: O aceto balsâmico é escuro, denso e muito aromático. Seu sabor forte é bem diferente dos vinagres comuns variando entre o doce e o azedo. É excelente para preparar molhos para saladas e temperar legumes e os mais envelhecidos são bem mais doces e consistentes, o que os torna excelentes para o uso em sobremesas.
Utensílios para ajudar no preparo
RENDIMENTO: 4 porções.