Ingredientes
500g de filé mignon cortado em medalhões
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino preta (de preferência moída na hora)
100ml de conhaque
4 colheres de sopa de azeite
Ingredientes para o molho e para decorar
100g de damascos secos
1 cebola média cortada em rodelas
4 dentes de alho
100g de macadâmias
1 noz moscada
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite
1 colher de café de sal
15 grãos de pimenta do reino preta
|
|
Modo de fazer
Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.
Prepare a carne: Lave a carne sob água corrente e fria, se desejar. Coloque numa tigela e tempere com o sal e a pimenta moída. Deixe pegando gosto enquanto prepara o molho.
Prepare o molho: Pique em pedacinhos os damascos e as macadâmias e rale a noz moscada em um ralador comum. Reserve um pouco das macadâmias picadinhas para a decoração na hora de arrumar o prato.
Em uma panela prepare um 'molho bechamel'. Ponha a manteiga para aquecer e quando estiver derretida junte a farinha de trigo. Misture bem com um misturador de mola próprio para preparar molhos ou com uma colher de pau e acrescente o leite aos poucos, sempre mexendo. Quando o bechamel estiver liso, junte as macadâmias picadinhas e a noz moscada ralada e misture tudo. Depois tempere com o sal e acrescente a pimenta do reino em grãos sem triturá-la.
DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos. São muito afiadas e excelentes para picar alimentos.
O misturador de mola próprio para molhos ajuda muito no preparo, pois desmancha a pelotinhas de farinha deixando o molho liso e homogênio.
Prepare os bifes: Em uma frigideira comum ou de grelhar coloque o azeite e deixe aquecer. Depois coloque os bifes para fritar. Deixe-os dourarem de um lado por uns 3 a 4 minutos e depois vire. Deixe dourar novamente, e então, pingue algumas gotas de água para desgrudar um pouco da ferrugem que vai se formando e que vai servir para dar uma cor bem dourada aos bifes.
Quando estiverem douradinhos, acrescente os anéis de cebola e os dentes de alho e deixe-os dourar também. Depois junte o conhaque e queime-o com um fósforo aceso para "flambar" os bifes. Isso dará um sabor especial. Deixe queimar até evaporar o álcool do conhaque por completo. Sirva a seguir sobre uma porção do molho e decore com as cebolas e alhos douradinhos e um pouco das macadâmias picadas. Sirva acompanhado de legumes cozidos ou salteados.
DICA: Se gostar da carne mais mal passada, deixe-a menos tempo e se preferí-la bem passada, deixa um pouco mais.
Utensílios para ajudar no preparo
RENDIMENTO: 4 porções.