Ingredientes
125g de açúcar de confeiteiro
250g de manteiga amolecida
350g de farinha de trigo
1 ovo inteiro e 1 gema
2 talos de baunilha ou
2 colheres de sobremesa de extrato de baunilha
1/2 xícara de nozes moídas
Ingredientes para a decoração
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 clara de ovo
Modo de fazer
Prepare o tabuleiro: Forre 2 ou 3 assadeiras com papel manteiga, asssim facilita para lavar depois e não deixa os biscoitos grudarem. Basta apenas cortar um pedaço de papel manteiga do tamanho da assadeira e forrá-la.
Prepare a baunilha: Para usar a baunilha em talos, será necessário cortá-la no sentido do comprimento com uma faca afiada sobre uma tábua de corte. Faça um corte em todo o comprimento do talo, mas cortando só de um lado. Com a ponta da faca, raspe as sementes para fora. Usar a baunilha assim é mais saboroso que apenas o extrato, porém nem sempre é fácil encontrar os talos.
DICA: Os talos vazios podem ser aproveitados para perfumar açúcar. Coloque-os em um vidro fechado com um pouco de açúcar comum ou mascavo e deixe aí por alguns dias. Esse açúcar perfumado fica bem em qualquer receita doce ou pode ainda, ser usado para adoçar chás, cafés e chocolates.
Prepare a massa: Misture o açúcar de confeitar com a manteiga numa tigela até ficar meio cremoso e depois acrescente o ovo e a gema extra e a baunilha e misture mais um pouco. Acrescente a farinha de nozes, misture até ficar homogênio e depois junte a farinha de trigo aos poucos misturando tudo muito bem. Faça uma bola com a massa.
Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.
Corte os biscoitos: Polvilhe farinha de trigo sobre uma superfície lisa e limpa. Com as mãos, passe um pouco de farinha de trigo também no rolo de abrir massas para não grudar. Abra a massa com uma expessura de aproximadamente 5mm e com uma faca afiada corte os biscoitinhos em formato de triângulo com mais ou menos 5cm de lado. Faça outra bola com os pedaços da massa que sobrar dos cortes e repita a mesma operação até terminar.
DICA: Use duas reguinhas de madeira de 5mm de altura como suporte para o rolo nas laterais. Assim ao abrir a massa, ela ficará com uma altura uniforme. Ou então, use um rolo com regulagem de altura. Neste caso, basta apenas escolher a altura desejada e abrir a massa sem a necessidade de nenhum suporte lateral.
Asse os biscoitinhos: Arrume-os nas assadeiras forradas tomando o cuidado de deixar pelo menos 2cm entre cada um para que quando crescerem ao assar, eles não grudem uns nos outros. Asse por aproximadamente 10 minutos ou até que dourem um pouco e deixe-os esfriar ligeiramente antes de retirá-los das assadeiras, pois poderão estar ainda um pouco moles. À medida que esfriam, ficam mais crocantes e menos sensíveis ao toque. Transfira-os para uma grade para esfriarem completamente.
Prepare a cobertura: Numa tigela bata a clara em neve com um batedor de claras, mas não precisa ficar extremamente firme. Peneire o açúcar de confeitar com um coador fino por cima e vá misturando até que fique numa consistência boa para decorar. Coloque mais açúcar se achar que ainda está mole demais para formar desenhos e linhas. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco de água ou suco de limão. A cobertura deverá ter uma textura não muito líquida para fazer os detalhes de decoração.
DICA: É importante peneirar todo o açúcar de confeitar para evitar que pequenas bolinhas venham a entupir o bico durante a decoração.
Decore os biscoitos: Para decorar os biscoitos pode-se usar sacos de confeiteiro de qualquer tipo, ou sacos de confeitar descartáveis, ou ainda pequenos sacos plásticos com fecho 'ziper':
Saco de confeitar: Primeiro coloque o suporte de atarrachar o bico dentro do saco de confeiteiro e depois por fora adapte o bico escolhido. Vire metade do saco ao avesso e, com a ajuda de uma colher ou espátula, encha parcialmente o saco com a cobertura deixando sobrar uma parte. Será necessário torcer e prender o restante do saco para evitar que a cobertura saia por trás ao espremê-la quando estiver confeitando.
Saco com fecho 'ziper': Abra o saco e encha-o parcialmente com a cobertura. Ao fechá-lo, retire todo o ar. Com uma tesoura afiada corte uma pequena pontinha em um dos cantos inferiores. Comece fazendo um corte bem pequeno e aumente-o, se necessário, de acordo com os detalhes que desejar fazer na decoração.
Seja qual for a sua opção os procedimentos na decoração serão os mesmos:
Decorando os biscoitos: Faça um fio de contorno ao redor dos lados do triângulo com o saco de confeitar ou o saco com fecho 'ziper'. Depois faça uma linha vertical partindo do meio da base do triângulo até a ponta do lado oposto e termine com um círculo no meio de tamanho suficiente para encostar nos 3 lados do triângulo. Deixe os biscoitinhos secarem por algumas horas antes de empilhá-los.
Utensílios para ajudar no preparo
RENDIMENTO: 80 a 100 biscoitinhos pequenos.