Ingredientes
1 pernil de aproximadamente 10kg (nesta receita foi utilizado um pernil traseiro sem osso)
6 dentes de alho
4 limões
3 colheres de sopa de sal
3 colheres de chá de pimenta do reino preta (de preferência moída na hora)
30 folhas de louro
1 xícara de vinho branco
Modo de fazer
Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.
Prepare a assadeira: Forre com papel alumínio uma assadeira bem grande que caiba o pernil inteiro ou então use a própria assadeira do fôrno se fôr o caso. Tenha o cuidado de forrar completamente a assadeira, subindo pelas laterais e dobrando para fora. Se o papel alumínio fôr menor que a assadeira, faça uma emenda antes. O pernil deverá assar por várias horas, e isso irá facilitar na hora de lavá-la.
Atenção: Nesta receita foi usado um pernil traseiro desossado. Com osso ele não caberia em um fôrno caseiro comum. Já o pernil dianteiro, por ser menor, pode ser preparado em fornos caseiros com o osso.
Prepare o pernil: Lave todo o pernil com água fria, se desejar. Depois com uma faquinha bem afiada, retire o excesso de gordura nas beiradas e no meio da carne. Não retire a pele e nem a gordura que fica por debaixo dela. Ao assar a pele ficará crocante e a gordura abaixo dela se dissolverá deixando a carne mais macia e saborosa. Com a ponta da faquinha fure todo o pernil por todos os lados inclusive no lado da pele. Depois esfregue o sal, a pimenta e o alho espremido por todo ele. Esprema os limões e derrame metade do suco e um pouco de vinho branco por baixo e depois espalhe algumas folhas de louro. Vire o pernil com a pele para cima, derrame o restante do suco dos limões, mais um pouco do vinho e espalhe as folhas de louro que sobraram. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve a geladeira por pelo menos 24 horas para pegar gosto.
DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos.
Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.
Asse o pernil: Leve o pernil ao fôrno para assar ainda coberto com papel alumínio e deixe que asse por 3 horas assim. Coloque na posição mais baixa do fôrno para que o calor se distribua melhor e se concentre na parte debaixo. Isso irá cozinhar a carne sem que o pernil resseque ou dore. Depois retire o papel e regue todo o pernil com o caldo dos temperos que se formou no fundo da assadeira. Continue assando o pernil sem o papel alumínio por cima para que ele comece a dourar e a pele forme uma casquinha crocante por cima. Abra o fôrno de vez em quando para regar o pernil com o caldo que vai ser formando e refrescá-lo com o restante do vinho branco aos poucos. Se perceber que a pele está ficando muito dourada, cubra parcialmente o pernil com uma pedaço de papel alumínio, a fim de evitar que ele se queime antes de estar no ponto. Um pernil desse tamanho vai levar aproximadamente entre 4 e 5 horas para ficar pronto, porém o tempo pode variar de acordo com o fôrno.
DICA: Evite que o papel alumínio fique grudado no pernil nas primeiras horas que ele fôr ao fôrno, para que a pele não agarre nele e se solte do pernil quando fôr descobrí-lo para terminar de assar.
Utensílios para ajudar no preparo
RENDIMENTO: 50 a 60 porções.