700g de farinha de trigo
350g de margarina vegetal (não usar margarinas dietéticas)
3 colheres de sopa de cachaça
1 colher de chá de sal
3 gemas
2 gemas
1 colher de sopa de azeite
Prepare a massa: Despeje a farinha em uma tigela grande e misture com o sal. Em uma xícara dissolva as gemas na cachaça e depois junte à farinha misturando até conseguir uma ¨farofa¨. Acrescente a margarina e misture bem até obter uma massa "podre" (ela é chamada assim, pois fica meio quebradiça). É preciso trabalhar com a massa até que ela forme uma bola grande e uniforme. O aspecto de ¨farofa¨ some completamente. Reserve uma parte da massa para a decoração que deseja.
DICA: Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a margarina a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha.
Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.
Prepare a base do empadão: Sempre trabalhando com as mãos, vá pegando pequenos pedaços da massa e forrando uma assadeira refratária ou de metal de forma uniforme no fundo e nas laterais. Os pedaços se juntam facilmente formando uma massa única. Depois que a assadeira estiver toda forrada, com a ajuda de um garfo fure toda a massa para evitar rachaduras. Ponha no fôrno pré-aquecido para pré-assar a massa e deixe que ela fique levemente corada e não dourada com aparência de pronta. O tempo para pré-assar é de +/- 10 minutos, mas pode variar de acordo com cada fôrno.
DICA: Pré-assar a massa faz com que ela fique toda crocante e evita que a parte embaixo do empadão fique mal assada ou solada depois de pronto. O que pode acontecer se o recheio fôr colocado em cima da massa ainda crua.
Prepare a tampa do empadão: Para preparar a tampa do empadão é muito simples. Abra um filme plástico de cozinha em cima de uma mesa, ponha um pedaço de massa e cubra com outro filme plástico. Com um rolo de pastel abra a massa lentamente até uma espessura de 5 a 7mm. Retire devagar o filme plástico superior e corte a tampa para o empadão no formato e tamanho da assadeira que usou. Dessa vez não fure com o garfo.
Levante devagar o plástico com a massa para que este desgrude da mesa. Coloque cuidadosamente por baixo um suporte para evitar que a massa se quebre. A massa fica grudada no plástico e por isso não é muito difícil de trabalhar com ela. Segure o plástico apoiado no suporte e posicione a massa em frente à assadeira. Acerte a posição e vire a tampa em cima do empadão. Retire o plástico devagar, corte algum excesso de massa se tiver e aperte bem nas bordas para fechar o empadão.
DICA: Com o auxílio de uma tábua de corte ou até mesmo um pedaço de papelão fica mais fácil virar a tampa do empadão. Se ao virar a tampa, ela não ficar na posição certa, com a ajuda do plástico que ainda está grudado na massa é fácil acertá-la.
Decorando o empadão: Para que o empadão fique bonito, corado e brilhoso depois de assado é necessário pincelá-lo com gemas. Isso é mais fácil de fazer antes de começar a decorá-lo. Com um pincel de cozinha, misture as gemas com o azeite em uma xícara para que fique menos espesso e pincele toda a tampa por igual. Reserve um pouco das gemas para pincelar a decoração também. Com a massa reservada faça a decoração que desejar. Pode fazer flores e folhas (como na foto acima), faixas de massa e cruzá-las, letras, bichinhos e etc...
DICA: Se você não tem muito jeito para decoração, uma sugestão simples, rápida, fácil e que também dá um efeito bonito ao final é simplesmente fazer várias bolinhas pequenas e espalhar por cima do empadão.
Asse o empadão: Ponha o empadão para assar até que fique dourado. Isso deve levar uns 20 minutos mais ou menos, mas pode variar de acordo com cada fôrno. Lembre-se que a massa embaixo já está semi-pronta e o recheio pronto. É necessário apenas assar um pouco mais o fundo e laterais, esquentar o recheio e assar a tampa.
DICA: Essa massa é excelente para fazer empadões ou empadinhas. Varie o recheio e o formato o quanto quiser.