Pastel Frito de Palmito

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

1 vidro grande de palmito
2 tomates
1 cebola branca
5 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de cebolinha
1/2 xícara de salsinha
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1/2 xícara de chá de leite
2 colheres de maizena

palmito em conserva

 

tomate

 

cebola

azeite de oliva extra virgem

 

cebolinha verde fina

 

salsa

sal marinho refinado

 

pimenta do reino preta

 

leite

maizena

       

SUGESTÃO DE OUTROS INGREDIENTES PARA O RECHEIO

75g de azeitonas verdes picadas
1/2 lata de ervilhas

azeitona verde sem caroço

 

ervilha em conserva

INGREDIENTES PARA A MASSA

1 kg de farinha de trigo
2 ovos
4 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de leite
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 lata de óleo para fritar

farinha de trigo

 

ovo de galinha

 

manteiga

leite

 

sal marinho refinado

 

fermento quimico em pó

oleo vegetal

       

PREPARO

Prepare os tomates: Os tomates para usar no recheio devem estar sem as peles e as sementes. Para retirar as peles do tomates basta fazer um pequeno corte em cruz na parte debaixo (oposta ao cabinho), mergulhá-los em água fervendo por alguns segundos e puxar a pele, começando pelo corte em cruz. Ela se soltará completamente sem desperdícios. Então corte os tomates e retire as sementes com os dedos. Depois pique-os em pequenos pedaços.

Prepare o recheio: Escorra os palmitos e corte-os também em pedaços. Descasque a cebola e pique-a bem pequenininho. Lave bem a cebolinha e a salsinha e pique bem fininho. Dissolva a maizena no leite e reserve. Ponha o azeite numa panela e aqueça-o. Acrescente a cebola e os tomates picados e deixe refogar até o tomate desmanchar. Junte o palmito, a cebolinha, a salsinha, o sal, a pimenta e a maizena dissolvida no leite. Se fôr utilizar azeitonas verdes, elas devem ser acrescentadas picadinhas e as ervilhas devem ser escorridas. Junte com os outros ingredientes. Sempre mexendo, deixe cozinhar por alguns minutos para o creme engrossar, mas sem deixar que o palmito se desmanche. Deixe esfriar e reserve.

DICA: A maizena deve ser sempre diluída antes, pois se fôr adicionada diretamente no próprio recheio ela vai cozinhar rapidamente e formar ¨bolinhas¨ sem engrossá-lo.

Esse recheio pode ser usado para empadões, risoles, massas folhadas, empadinhas, barquetes, panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc... Basta apenas diminuir ou aumentar a quantidade de água para se ter um recheio mais ou menos cremoso.

Prepare a massa: Em uma tigela grande misture a farinha de trigo com o sal e o fermento. Depois acrescente os ovos ligeiramente batidos com um garfo, misture bem e junte a manteiga. Aos poucos vá acrescentando o leite e trabalhando a massa com as mãos até que fique macia e uniforme. Cubra a tigela com um pano de prato e deixe descansar por uns 20 minutos.

DICA: Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a manteiga a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha.

Abra a massa: Com a ajuda de um rolo de pastel abra a massa bem fininha em cima de uma superfície lisa e um pouco enfarinhada para não grudar. Pode usar também uma máquina manual de macarrão, pois facilita muito o trabalho e é possível conseguir massas bem fininhas.

fechando pastel com um garfoFormato meia lua: Corte círculos na massa com a ajuda de uma xícara grande se quiser fazer pastéis no formato de meia lua. Espere o recheio esfriar e ponha uma colher de recheio no meio do círculo de massa, dobre-o ao meio e com um garfo aperte toda a emenda para evitar que o pastel se abra ao fritar.

Formato quadrado: Se preferir fazer pastéis quadrados ou retangulares, basta apenas abrir a massa formando uma larga tira, depois faça vários montinhos de recheio ao longo de um dos lados da tira de massa já aberta e dobre-a ao meio fechando os pastéis. Tome o cuidado de passar o dedo molhado (pode usar um pincel de cozinha também) onde irá fazer os cortes. Corte os pastéis com a ajuda de um cortador de pastel. Nesse caso não é necessário usar o garfo para apertar as bordas.

DICA: Quanto mais fina a massa, mais delicada para trabalhar fica, porém mais leve ao paladar. Massas abertas muito grossas acabam deixando os salgados muito "massudos".

Para grudar bem as bordas da massa passe o dedo molhado antes de apertar.

Frite os pastéis: Em uma panela larga e funda ponha o óleo para aquecer, deixe esquentar bem e só então coloque os pastéis um a um com cuidado com o auxílio de uma escumadeira para evitar queimaduras. Lembre-se que eles incham e ocupam mais espaço na panela ao serem fritos. Eles estarão prontos quando estiverem douradinhos. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. Sirva quente.

UTENSÍLIOS PARA AJUDAR

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

panela de inox

moedor de pimentas

 

tijela grande de vidro

 

rolo para abrir massas

 

maquina para abrir massa

rolete para cortar massa

 

escumadeira

 

papel toalha

   

RENDIMENTO: 25 unidades médias.

Créditos das fotos


 

Busca