Pratos principais à base de aves são muito leves e agradáveis ao paladar. A maneira de prepará-los é imensamente variada. As aves, de um modo geral, podem ser servidas assadas, cozidas ou fritas e ainda podem ser servidas quentes ou frias, inteiras ou em pedaços. Acompanhadas de molhos, desossadas ou não, com ou sem pele e recheadas de várias maneiras ou servindo de recheio, são sempre deliciosas e especiais.
Pratos à base de carnes são quase sempre marcantes e de sabor bem peculiar. As principais carnes utilizadas são as de boi, búfalo, porco, cabrito ou cordeiro. Podem ser preparadas de diversas maneiras e sempre conferem um aspecto nobre ao prato. São excelentes fontes de proteínas, minerais, zinco, ácido graxos e vitaminas do complexo B, indispensáveis ao nosso organismo.
As massas são igualmente versáteis. A diversidade de farinhas permite o preparo de massas inusitadas que combinadas com recheios e molhos irresistíveis abrem um leque de receitas infinito de dar água na boca. Preparar massas não é nada complicado; consiste na mistura de farinha com ovos, óleo ou manteiga. No mais, basta amassar até obter a consistência desejada.
Alimentar-se de peixes é muito nutritivo e saboroso. São ricos em proteínas e fornecem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e também são excelentes fontes das vitaminas A, D e B. Podem ser preparados crús, cozidos, fritos ou assados. Combinados com diversos molhos se tornam irresistíveis.
Consumir frutos do mar também é muito saudável. Uma ótima opção é prepará-los com limão e outros temperos, com ervas, ao vapor, com tomate e cebola, na brasa, na grelha, etc... os frutos do mar não podem ser cozidos por muito tempo, pois ficam duros e “borrachudos”.
O prato principal é na verdade o que mais tem pêso numa refeição. É ele que vai fornecer os principais nutrientes que nosso organismo necessita: carboidratos, gorduras e proteínas. Portanto é bom lembrar que um prato principal vegetariano deve conter além de legumes, verduras e frutas, também carboidratos e proteínas.
Aperitivos podem ser elaborados com frutas, frios, queijos, legumes e verduras entre tantos outros ingredientes. De um modo geral são pequenos e delicados e costumam unir uma combinação de sabores muito interessante e, às vezes, exótica a um visual muito criativo e bonito.