1 kg de peito de frango sem pele e sem osso (filé de frango)
1 lata pequena de molho de tomate peneirado
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres de sopa de maizena
Requeijão Catupiry
Azeitonas verdes picadas
Cenoura picadinha e pré-cozida
Milho
Ervilha
1kg de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
500ml de leite
200g de margarina
1 colher de chá de sal
4 gemas
2 colheres de sopa de azeite
|
Atenção:Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.
Prepare o frango: Lave cada pedaço de frango em água corrente e fria, se desejar. Coloque-os numa panela de pressão e depois encha-a de água até quase cobrir o último pedaço. Quebre o caldo de galinha em 4 pedaçinhos e ponha um em cada canto da panela. Feche-a conforme as instruções do fabricante e ponha em fogo alto para cozinhar. Quando começar a fazer ruído e vapor, abaixe o fogo. O tempo total de cozimento deve ser de 25 minutos. Depois disso retire-a do fogo. Ponha a panela na pia em baixo de um fio de água fria para resfriá-la mais rápido ou deixe que esfrie normalmente para poder abrí-la. Vai notar que a gordura da galinha se separa após o cozimento e esta não deve ser usada no recheio. Com a ajuda de dois garfos pegue cada pedaço, separe a gordura e leve para outra panela. À medida que fôr transferindo-os, aproveite que ainda estão quentes e desfie-os com os garfos. A carne vai estar macia e praticamente se desmanchando. A água que cozinhou o frango deve ser aproveitada no recheio, pois esta tem o caldo do frango e os temperos. Coe-a com uma peneira para retirar os pedacinhos de gordura cozidos e reserve.
Prepare o recheio: Depois de desfiar todo o frango jogue parte da água reservada por cima. Uma quantidade somente para dar liga ao recheio, que não deverá ficar mole demais. Comece com um pouco e acrescente mais aos poucos se achar necessário tornar o recheio mais cremoso. Acrescente o molho de tomate e a maizena diluída em um pouquinho dessa água. Junte também os outros ingredientes sugeridos ou de sua preferência, para tornar o recheio mais saboroso e colorido, com excessão do requeijão catupiry. Ponha a panela em fogo brando e mexa até engrossar deixe esfriar para rechear os pastéis.
DICA: A maizena deve ser sempre diluída antes, pois se fôr adicionada diretamente no próprio recheio ela vai cozinhar rapidamente e formar ¨bolinhas¨ sem engrossá-lo.
Esse recheio pode ser usado para empadões, coxinhas, massas folhadas, risoles, barquetes, panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc... Basta apenas diminuir ou aumentar a quantidade de água para se ter um recheio mais ou menos cremoso.
Prepare a massa: Despeje a farinha em uma tigela grande e misture com o fermento e o sal. Acrescente a margarina e misture muito bem. À medida que mistura vá adicionando o leite aos poucos. É preciso trabalhar com a massa até que ela fique macia, uniforme e solte das mãos. Cubra a tigela com um pano de prato e deixe descansar por uns 20 minutos para o fermento fazer a massa crescer um pouco.
DICA: Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a margarina a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha.
Sugestão:Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.
Prepare os pastéis: Abra a massa até uma espessura entre 5 a 7mm com um rolo sobre uma superfície lisa e salpicada de farinha de trigo para evitar grudar. Corte círculos na massa aberta com um cortador circular de biscoitos, coloque um pouco de recheio no centro de cada círculo de massa. Se fôr utilizar o requeijão catupiry, ele deve ser acrescentado nessa hora. Coloque uma pequena quantidade (proporcional ao tamanho do salgado que está preparando) com a ajuda de uma colher. Dobre ao meio e feche os pastéis apertando bem nas bordas para selar. Para grudar bem passe o dedo molhado nas bordas.
DICA: Quanto mais fina a massa, mais delicada para trabalhar fica, porém mais leve ao paladar. Massas abertas muito grossas acabam deixando os salgados muito "massudos".
Para cortar círculos na massa use também xícaras, copos ou tampas de vidros que melhor se adaptarem ao tamanho necessário.
Asse os pastéis: Para que os pastéis fiquem bonitos, corados e brilhosos depois de assados é necessário pincelá-los com gemas. Com um pincel de cozinha, misture as gemas com o azeite em uma xícara para que fique menos espesso e pincele toda a parte de cima por igual. Arrume-os num tabuleiro forrado com papel manteiga e ponha para assar em fôrno pré-aquecido até que fiquem dourados. Isso deve levar uns 20 minutos mais ou menos, mas pode variar de acordo com cada fôrno.