500g de abóbora sem casca e sem sementes
1 cebola grande
2 colheres de sopa de manteiga
1 tablete de caldo de galinha
1l de água quente
1 colher de café de pimenta do reino branca (de preferência moída na hora)
1 folha de louro
2 raminhos de tomilho
250ml de creme de leite fresco
Suco de 1 limão
1 colher de café de sal
Óleo de sementes de abóbora
Prepare a abóbora e a cebola: Descasque, lave e pique a abóbora e a cebola.
Sugestão: Se quiser servir a sopa dentro da abóbora, prepare-a retirando com cuidado a tampa e depois as sementes e a polpa.
DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.
Prepare o creme: Bata o creme de leite fresco gelado até encorpar, mas não deixe ficar muito duro como chantily. À medida que fôr batendo acrescente o suco do limão e tempere com o sal. Reserve.
Prepare a sopa: Numa panela, derreta a manteiga e esfarele o caldo de galinha por cima. Junte a cebola picadinha e cozinhe um pouco até dourar. Acrescente a abóbora e doure-a um pouco no refogadinho da cebola. Coloque a folha de louro e os raminhos de tomilho, tempere com a pimenta e junte a água quente aos poucos à medida que a abóbora fôr cozinhando e deixe cozinhar até que fiquem bem macias. Cozinhe sempre em fogo médio. Depois de cozidas retire o louro e tomilho, passe tudo no liquidificador ou use um processador manual de alimentos para fazer um creme. Sirva quente em tigelinhas individuais com um pouco do creme azedo preparado, gotas de óleo de semente de abóbora e sementes de abóbora.
© 2012-2019: Muito Gostoso
Créditos das Fotos
© 2012-2019: Muito Gostoso
Créditos das Fotos