receita de recheio de palmito 

Ingredientes para o recheio

1 vidro grande de palmito
2 tomates
1 cebola média
5 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de cebolinha
1/2 xícara de salsinha
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1/2 xícara de chá de leite
2 colheres de maizena

palmito em conserva

 

tomate

 

cebola

azeite de oliva extra virgem

 

cebolinha verde fina

 

salsa

sal marinho refinado

 

pimenta do reino preta

 

leite

maizena

 

branco

 

branco

Sugestão de outros ingredientes para tornar o recheio mais saboroso e colorido

Azeitonas verdes picadas
Cenoura picadinha e pré-cozida
Milho

azeitona verde sem caroço

 

cenoura

 

milho verde

Modo de fazer

Prepare os tomates: Os tomates para usar no recheio devem estar sem as peles e as sementes. Para retirar as peles dos tomates basta fazer um pequeno corte em cruz na parte de baixo (oposta ao cabinho), mergulhá-los em água fervendo por alguns segundos e puxar a pele, começando pelo corte em cruz. Ela se soltará completamente sem desperdícios. Então corte os tomates e retire as sementes com os dedos. Depois pique-os em pequenos pedaços.

Prepare os palmitos e temperos: Escorra os palmitos e corte-os também em pedaços. Descasque a cebola e pique-a bem pequenininho. Lave bem a cebolinha e a salsinha e pique bem fininho.

Prepare o recheio: Dissolva a maizena no leite e reserve. Ponha o azeite numa panela e aqueça-o. Acrescente a cebola e os tomates picados e deixe refogar até o tomate desmanchar. Junte o palmito, a cebolinha, a salsinha, o sal, a pimenta e a maizena dissolvida no leite. Junte também os outros ingredientes sugeridos ou de sua preferência, para tornar o recheio mais saboroso e colorido. Ponha a panela em fogo brando, sempre mexendo, deixe cozinhar por alguns minutos para o creme engrossar, mas sem deixar que o palmito se desmanche demais. Deixe esfriar para rechear.

DICA: A maizena deve ser sempre diluída antes, pois se for adicionada diretamente no próprio recheio ela vai cozinhar rapidamente e formar ¨bolinhas¨ sem engrossá-lo.

Esse recheio pode ser usado para empadões, empadinhas, massas folhadas, risoles, barquetes, panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc... Basta apenas diminuir ou aumentar a quantidade de líquido para se ter um recheio mais ou menos cremoso.

Utensílios para ajudar no preparo

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

panela de inox

peneira

 

moedor de pimentas

       

RENDIMENTO: Quantidade suficiente para rechear um empadão médio.

Créditos das fotos


 

Busca