Ingredientes para a salada
1/2 pé de alface lisa
1/2 cacho de uvas moscatel verde
1/2 cacho de uvas moscatel rosada
1 maçã verde
1 maçã vermelha
1 limão
100g de nozes sem casca
1 talo de aipo
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
Ingredientes para o molho
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico (aceto balsâmico)
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 cebola roxa
2 colheres de sopa de cebolinha e salsinha
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de água mineral gasosa
Modo de fazer
Prepare a alface: Despreze as folhas que estiverem machucadas e lave cada folha individualmente retirando toda as impurezas. Deixe de molho uns 20 minutos em uma tigela grande com água e 2 colheres de vinagre branco. Deixe as folhas secarem num escorredor ou use uma centrífuga para salada. Use as folhas inteiras para forrar um prato grande ou uma saladeira.
DICA: As folhas para uma salada devem secar bem depois de serem lavadas, pois caso contrário a água restante dilui o sabor do molho.
Prepare as uvas: Retire cada uva do cacho com cuidado para não rompê-la. Lave-as bem sob água corrente com a ajuda de uma peneira, deixe escorrer bem e reserve.
Prepare as maçãs: Em uma tigela esprema o limão e reserve. Com uma escovinha macia para legumes, lave as maçãs em água corrente e com a ajuda de um cortador de maçã corte-as em fatias desprezando a parte do meio que tem as sementes. Com uma faca afiada, de preferência de cerâmica, corte as fatias em pedaços menores e coloque-os na tigela com o caldo do limão tendo o cuidado de passar todos os pedaços no caldo. Reserve.
DICA: As maçãs quando cortadas oxidam muito rápido ficando com uma coloração enferrujada. Por isso é necessário passá-las imediatamente após o corte por uma solução ácida para evitar a oxidação.
Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.
Prepare as nozes: Quebre as nozes com um quebra-nozes e retire as nozes das cascas. Despreze as que estiverem escurecidas ou murchas. Quebre ou corte-as em pedaços grandes e reserve.
Prepare o aipo: Retire um talo do salsão ou aipo, lave-o bem e com uma faca afiada, de preferência de cerâmica, corte-o transversalmente (não no sentido do comprimento) em tirinhas finas e reserve.
Arrume a salada: Em uma travessa grande arrume as folhas da alface. Na tigela onde estão as maças, coloque também as uva e o aipo cortadinho e mexa delicadamente para não "amassar" os ingredientes, depois arrume por cima das folhas de alface. Por último salpique as as nozes picadinhas.
Prepare o molho: Descasque e corte a cebola bem pequenininho. Lave bem as folhinhas da salsinha desprezando as que estiverem machucadas e retirando todas as impurezas. Pique bem fininho numa tábua de corte com uma faquinha ou um cortador de temperos. Em uma tigela menor misture todos os ingredientes para o molho com uma colher ou um mini mixer (nesse caso o molho ficará espumante). Sirva o molho separado numa molheira ou tempere a salada somente na hora de servir, caso contrário as folhas murcharão.
DICA: O aceto balsâmico é escuro, denso e muito aromático. Seu sabor forte é bem diferente dos vinagres comuns variando entre o doce e o azedo. É excelente para preparar molhos para saladas e temperar legumes e os mais envelhecidos são bem mais doces e consistentes, o que os torna excelentes para o uso em sobremesas.
Utensílios para ajudar no preparo
RENDIMENTO: 10 porções médias.