Ingredientes
15 camarões grandes com casca
12 metades de mexilhão
500g de lombinho de porco
500g de file de frango
2 xícaras de arroz arbório
2 cebolas roxas
6 dentes de alho
1g de açafrão
3 tomates
150ml de molho de tomate
1/2 lata de ervilha
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de sobremesa de sal
6 colheres de sopa de azeite
1,5l de água quente
2 limões sicilianos para decorar e acompanhar
|
Modo de fazer
Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ao preparar qualquer receita com esses ingredientes e se desejar lavá-los antes, tome muito cuidado com os respingos decorrentes da lavagem, pois podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.
Prepare o lombinho e o frango: Com uma faca bem afiada e sobre uma tábua de corte, retire o excesso de gordura do lombinho, corte em bifes e depois corte em pedacinhos. Limpe o filé de frango, retirando as gorduras também e corte em pedaços pequenos. Ponha as carnes em tigelas e tempere com um pouco do sal e da pimenta e reserve.
DICA : Para preparar essa receita de paella valenciana serão usados apenas dois frutos do mar; camarões e mexilhões. Porém se gostar, pode acrescentar lula e polvo também.
Prepare os temperos: Descasque a cebola e corte-a bem pequenininho. Descasque os dentes de alho com uma faquinha ou use um descascador apropriado. Esprema o alho com um espremedor ou corte bem pequeninho com uma faquinha. Corte os tomates, retire as sementes e pique em pedaços pequenos. Escorra as ervilhas numa peneira.
DICA : Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos. São muito afiadas e excelentes para cortar legumes, temperos, carnes, aves e peixes.
Prepare a paella: Aqueça a paellera em fogo alto e coloque duas colheres de azeite, deixe aquecer um pouco e acrescente o lombinho picado. Frite a carne até que fique douradinha e depois empurre-a para os cantos. Acrescente mais duas colheres de azeite, no meio da panela deixe aquecer um pouco, coloque o frango no meio e frite-o também até dourar. Depois misture tudo.
Novamente empurre as carnes para os cantos e coloque, no meio da panela, o restante do azeite e a cebola cortadinha. Deixe que doure levemente sem queimar. Junte o molho de tomate e os tomates picados e refogue um pouco. Depois misture as carnes nos temperos e refogue tudo junto. Ferva a água e despeje sobre os ingredientes até um pouco mais depois de cobrí-los. Acrescente as ervilhas, o restante do sal e da pimenta e misture tudo para ficar uniforme.
Abaixe o fogo e acrescente o açafrão e o arroz arbório, sem lavar, formando uma linha no meio da panela. O arroz deve ser tanto, que apareça na superfície da água. Depois misture tudo com cuidado para não entornar, cubra com uma tampa grande, deixando-a levemente aberta num canto. Deixe cozinhar em fogo baixo até a água começar a secar. Só então arrume os mexilhões e os camarões por toda a paella e acrescente o restante da água fervendo. Cubra novamente com a tampa, que ficará um pouco levantada por causa das conchas e deixe acabar de cozinhar, sempre em fogo baixo, até a água secar completamente. Decore com metade de rodelas de limão siciliano ao redor de toda a borda e sirva-os junto com a paella.
DICA: Os camarões e mexilhões somente devem ser acrescentados no final do cozimento para evitar que fiquem 'borrachudos'. Assim eles ficarão bem macios e o prato muito gostoso.
Para preparar essa receita foi usada uma paellera grande com revestimento de teflon, mas pode ser uma paellera comum ou mesmo uma frigideira grande e larga. Se for preciso, acerte as quantidades de arroz e água para o tamanho da sua paellera.
Utensílios para ajudar no preparo
RENDIMENTO: 10 porções médias.