bolo prestígio

Ingredientes para o bolo

2 xícaras de açúcar
5 ovos
1/2 xícara de óleo
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/3 xícara de chocolate em pó
1 xícara de água
1 colher de sopa de fermento em pó

açucar refinado

 

ovo de galinha

 

oleo vegetal

farinha de trigo

 

chocolate em pó

 

agua natural

fermento quimico em pó

       

Ingredientes para o recheio

2 latas de leite condensado
150g de coco ralado
1 colher de sopa de manteiga

leite condensado

 

coco ralado

 

manteiga

Ingredientes para a cobertura

100g de chocolate para cobertura em barra
1/3 xícara de chá de creme de leite fresco
100g de coco em raspas
200g de chocolate granulado
Água quente

chocolate para cobertura em barra

 

creme de leite fresco

 

raspas de coco

chocolate granulado

 

agua quente

   

Para preparar a forma de bolo

Óleo spray
Farinha de trigo
Se preferir: papel manteiga

oleo spray

 

farinha de trigo

 

papel manteiga

Modo de fazer

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare o tabuleiro: Unte uma assadeira média com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira. Facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.

claras em nevePrepare as claras: Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.

DICA: Não deixe cair nem um pouco da gema nas claras e não use tigela, batedor de claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras.

Prepare o bolo: Numa panela pequena misture o chocolate em pó com a água, leve a ferver e reserve. Numa tigela bata bem o açúcar com as gemas até ficar cremoso. Depois adicione o óleo e continue a bater. Junte a calda ainda quente de chocolate e misture bem. Depois acrescente a farinha aos poucos mexendo sempre para ficar homogênio. Para evitar que pequenas bolinhas fiquem inteiras, peneire com um coador pequeno o fermento em pó por cima da massa e misture bem. Por último junte delicadamente as claras batidas em neve até ficar uma massa cremosa e uniforme. Vire a massa na assadeira previamente untada ou preparada com papel manteiga.

Asse o bolo: Ponha para assar em fôrno médio por aproximadamente 40 minutos. O tempo de assar pode variar um pouco de acordo com o forno e a assadeira. Depois de esfriar, desenforme o bolo. Se não tiver usado papel manteiga, use uma faquinha para passar ao redor do bolo e levantá-lo um pouco. Vire a fôrma em cima de um prato grande e desvire novamente o bolo. Caso tenha usado o papel manteiga, basta virar o bolo num prato grande e puxar cuidadosamente o papel. Ele se soltará com facilidade e a forma ficará sem resíduos. Vire o bolo de cabeça para cima.

DICA: Verifique se o bolo está bem assado com um palito. Espete-o no meio do bolo, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.

Evite ficar abrindo o fôrno enquanto o bolo está assando. Isso pode solá-lo, ou seja, o bolo não cresce direito e fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de meia hora.

Prepare o recheio: Para o recheio é necessário fazer uma receita de docinho de coco com ponto mais mole. Pode ser feito no fogão ou no microondas.

No fogão: Em uma panela ponha o leite condensado, a manteiga e o coco ralado. Cozinhe o tempo todo em fogo médio para evitar que o doce agarre e queime. Mexa sempre até que o recheio comece a engrossar. Quando começar a aparecer o fundo da panela à medida que vai mexendo, já estará pronto. Não deixe cozinhar mais tempo, para o recheio não ficar duro.

No microondas: Coloque numa tigela alta o leite condensado, a manteiga e o coco ralado. Misture tudo e leve ao microondas em potência máxima por 2 minutos. Retire, mexa vigorosamente com uma colher e torne a voltar com o recheio para o microondas por mais 2 minutos. Repita essa operação mais uma vez, até completar 6 minutos ao todo. Nesse ponto o recheio estará pronto.

Recheie o bolo: Com uma faca comprida ou um cortador próprio para bolos, corte-o ao meio, separe a duas partes e recheie a parte de baixo. Depois recoloque a tampa e reserve.

derretendo chocolate em banho-mariaPrepare a cobertura: Em uma panela pequena ponha água até a metade para ferver. Em uma tigela menor um pouco, que caiba dentro dessa panela, quebre o chocolate em pedacinhos. Coloque a tigela sobre a água bem quente e aguarde um pouco até que o chocolate comece a derreter. Com uma colher mexa o chocolate até que esteja completamente derretido. Acrescente, então, o creme de leite fresco aos poucos e misture até ficar homogêneo.

colocando cobertura no boloPosicione o bolo em cima de uma grade e um prato grande e, ainda quente, despeje a cobertura sobre todo o bolo deixando que ela escorra pelas laterais. O excesso escorrerá para o prato debaixo da grade. Depois decore toda a lateral do bolo com chocolate granulado e a parte de cima com o coco em flocos. Salpique ainda um pouco de chocolate granulado por cima do coco. Se quiser decore o prato ao redor do bolo com um pouco de coco em flocos também.

Utensílios para ajudar no preparo

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

abridor de latas

 

batedeira

tigela grande de vidro

 

coador pequeno

 

assadeira circular com fundo removível

 

panela de inox

microondas

 

panela pequena de inox

 

tigela pequena

 

grade para esfriar

RENDIMENTO: 12 a 15 porções.

Créditos das fotos