pão de mel confeitado

Ingredientes

1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de mel
1/2 xícara de manteiga amolecida
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/4 xícara de leite
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de chá de cravo da Índia em pó
1 colher de chá de noz moscada ralada
10 gotas de extrato de baunilha
1 colher de café de sal
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

açucar refinado

 

mel de abelha

 

manteiga amolecida

farinha de trigo

 

leite

 

gengibre em pó

canela em pó

 

cravo do Índia inteiro e em pó

 

noz moscada

extrato de baunilha

 

sal marinho refinado

 

fermento quimico em pó

bicarbonato de sódio

       

Ingredientes para a cobertura

2 xícaras de açúcar de confeitar
5 colheres de sopa de água morna
10 gotas de extrato de baunilha
Algumas gotas de corante alimentício azul, rosa, amarelo e verde

açucar de confeitar

 

agua quente

 

farinha de trigo

corantes alimentícios

       

Modo de fazer

ralando noz moscadaPrepare a massa: Primeiro rale a noz moscada num ralador comum no lado mais fino e triture os cravos da Índia num processador de alimentos, caso não encontre em pó. Numa tigela peneire juntos todos os ingredientes e temperos secos e reserve. Bata o açúcar com a manteiga na batedeira na velocidade baixa até ficar bem cremoso e depois acrescente o extrato de baunilha. Depois junte o mel e o leite aos poucos e bata mais. Quando estiver bem misturado acrescente a mistura dos ingredientes secos também aos poucos, sempre batendo até ficar uma massa homogênia que deverá ficar bem fofa. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira para descansar por +/- 2 horas.

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare o tabuleiro: Forre 2 ou 3 assadeiras com papel manteiga. Facilita para lavar depois e não deixa os biscoitos grudarem. Basta apenas cortar um pedaço de papel manteiga do tamanho da assadeira e forrá-la.

Modele os biscoitos: Polvilhe farinha de trigo sobre uma superfície lisa e limpa e vire a massa em cima. Faça uma bola com ela e polvilhe mais um pouco de farinha de trigo por cima para não grudar no rolo. Com as mãos, passe um pouco de farinha de trigo também no rolo para massas. Abra toda a massa e com o cortador de biscoito com formato de estrelinhas, corte os biscoitinhos bem próximos um do outro. Faça outra bola menor com os pedaços de massa que sobrou e repita a mesma operação até terminar toda a massa.

abrindo massa com suporte lateralDICA: Use duas reguinhas de madeira de 8mm de altura como suporte para o rolo nas laterais. Assim ao abrir a massa, ela ficará com uma altura uniforme. Ou então, use um rolo com regulagem de altura. Neste caso, basta apenas escolher a altura desejada e abrir a massa sem a necessidade de nenhum suporte lateral.

Asse os biscoitinhos: Arrume-os nas assadeiras forradas tomando o cuidado de deixar pelo menos 2cm entre cada um para que quando crescerem ao assar, eles não grudem uns nos outros. Asse por aproximadamente 10 minutos ou até começarem a ficar douradinhos nas pontas e deixe-os esfriar um pouco antes de retirá-los das assadeiras, pois estarão um pouco moles. À medida que esfriam, ficam mais crocantes e menos sensíveis ao toque. Transfira-os para uma grade para esfriarem completamente.

fazendo cobertura de açúcarPrepare a cobertura: Numa tigela peneire o açúcar de confeitar com um coador fino e misture com a água e o extrato de baunilha com uma colher. Coloque menos uma colher de água para poder avaliar a textura. Se ficar muito grosso, acrescente a água restante. Divida a cobertura em pequenos potes, de acordo com a cor que irá usar. Pingue os corantes de gota em gota, misturando bem à cada gota e observando se a cor já está como gostaria.

DICA: É importante peneirar todo o açúcar de confeitar para evitar que pequenas bolinhas de açúcar venham a entupir o bico durante a decoração.

colorindo cobertura de açúcarA cobertura deverá ter uma textura não muito líquida para se usar no saco de confeitar para fazer detalhes de decoração, porém se quiser cobrir os biscoitos totalmente, ela deverá estar um pouco mais líquida para se espalhar com facilidade e proporcionar uma superfície lisa. Para isso adicione um pouquinho mais de água. A água pode ser substituída por leite, caso queira.

DICA: É mais fácil escurecer uma cobertura do que clareá-la. Para isso será necessário acrescentar mais açúcar e água ou leite.

Decore os biscoitos: Para decorar os biscoitos pode-se usar sacos de confeiteiro de qualquer tipo, ou sacos de confeitar descartáveis, ou ainda pequenos sacos plásticos com fecho 'ziper':

colocando cobertura de açúcar no saco de confeitarSaco de confeitar: Primeiro coloque o suporte de atarrachar o bico dentro do saco de confeiteiro e depois por fora adapte o bico escolhido. Vire metade do saco ao avesso e, com a ajuda de uma colher ou espátula, encha parcialmente o saco com a cobertura deixando sobrar uma parte. Será necessário torcer e prender o restante do saco para evitar que a cobertura saia por trás ao espremê-la quando estiver confeitando.

usando saco com fecho 'zíper'Saco com fecho 'ziper': Abra o saco e encha-o parcialmente com a cobertura. Ao fechá-lo, retire todo o ar. Com uma tesoura afiada corte uma pequena pontinha em um dos cantos inferiores. Comece fazendo um corte bem pequeno e aumente-o, se necessário, de acordo com os detalhes que desejar fazer na decoração.

Seja qual for a sua opção os procedimentos na decoração serão os mesmos:

Cobrindo os biscoitos: Se quiser cobrir os biscoitos com uma camada de açúcar, é preciso primeiro fazer um fio de contorno de todo o desenho com o saco de confeitar ou o saco com fecho 'ziper'. Depois com uma colher coloque um pouco de cobertura, um pouco mais líquida, no meio do desenho no biscoito e espalhe até o contorno. Deixe secar por alguns minutos antes de continuar decorarando.

DICA: Mexa os biscoitos em movimentos curtos e rápidos, de um lado para o outro, ainda sobre a superfície onde está trabalhando, para a cobertura se espalhar uniformente e ficar com uma aparência lisa.

Fazendo os detalhes: Depois que a cobertura secar um pouco, faça todos os detalhes que quiser por cima, usando o saco de confeitar ou o saco com fecho 'ziper'. Para realçar o contorno, torne a fazê-lo.

A decoração pode ficar por conta apenas de detalhes também (como na foto acima), com bolinhas, linhas, contornos ou desenhos. Depois deixe os biscoitinhos decorados secarem por 24 horas antes de empilhá-los.

Utensílios para ajudar no preparo

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

ralador

processador de alimentos

 

peneira

 

batedeira

 

filme plástico

papel manteiga

 

assadeira retangular grande

 

rolo para abrir massas

 

madeirinhas para regular altura para abrir massa

rolo para abrir massas com alturas diferentes

 

cortador de biscoito com formato de estrela

 

grade para esfriar

 

tigela grande de vidro

coador pequeno

 

saco de confeitar

 

saco plástico com fecho 'ziper'

 

tesoura de cozinha

RENDIMENTO: 30 a 35 biscoitos.

Créditos das fotos