donuts 

Ingredientes

2 ovos
2 colheres de sopa de óleo
1/2 xícara de leite
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de fermento em pó

ovo de galinha

 

oleo vegetal

 

leite

extrato de baunilha

 

açucar refinado

 

farinha de trigo

sal marinho refinado<

 

fermento quimico em pó

   

Modo de fazer

Sugestão: Se fôr assar no fôrno, ligue-o em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare a massa: Com um batedor de claras, bata ligeiramente os ovos numa tigela até começar a espumar. Depois junte o óleo, o leite e o extrato de baunilha e mexa para misturar tudo. Aos poucos acrescente o açúcar e a farinha de trigo misturando bem a cada adição. Por último, para evitar que pequena bolinhas fiquem inteiras, peneire juntos o sal e o fermento em pó com um coador pequeno.

Asse os donuts: Para assá-los pode-se usar uma fôrma com moldes próprios, uma máquina de donut ou ainda um tostador para donut.

assando donut na fôrmaNa fôrma: Encha a fôrma previamente untada com óleo comum ou spray, mas tome cuidado para não encher demais, pois os donuts irão crescer um pouco quando assar. Ponha no fôrno já pré-aquecido até dourar. O tempo para assar é de +/- 8 a 12 minutos dependendo do fôrno. Depois de prontos, espere esfriar um pouco para desenformá-los.

assando donuts na máquinaNa máquina: Ligue a máquina de donut para pré-aquecer pelo tempo determinado pelo fabricante. De um modo geral leva +/- 10 minutos. Passe óleo nos moldes com um pincel de cozinha e encha-os com a massa. Feche a máquina e aguarde um pouco. Não demora muito para assar, pois o calor vem de cima e baixo ao mesmo tempo. Depois abra a máquina, quando estiverem douradinhos, retire-os com um palito de dente. Passe o palito ao redor de cada donut para soltá-los e espete levemente para retirá-lo. Coloque sobre uma grade para esfriarem. Passe mais um pouco de óleo e repita a operação até acabar a massa.

No tostador para donuts: Coloque o tostador sobre fogo médio para aquecer. Depois proceda da mesma maneira que com a máquina. Unte os moldes e encha com a massa. Espere assar um pouco para virar do outro lado, pois a massa é +/- líquida. Nesse caso demora um pouco mais, porque o calor não vem ao mesmo tempo dos dois lados, somente quando se vira o tostador. O processo é o mesmo que para preparar um sanduíche quente.

DICA: Verifique se os donuts estão bem assados com um palito. Espete-o no meio do bolinho, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.

Utensílios para ajudar no preparo

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

batedor de claras

tigela grande de vidro

 

coador pequeno

 

fôrma para donuts

 

máquina para donuts

tostador de donut

 

palito de dente

 

grade para esfriar

   

RENDIMENTO: 24 unidades.

Créditos das fotos