biscoito de baunilha e nozes

Ingredientes

2 talos de baunilha ou
2 colheres de sobremesa de extrato de baunilha
1/2 xícara de amêndoas moídas
1/2 xícara de açúcar
140g de manteiga amolecida
1 gema
5 colheres de sopa de maizena
1 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal

extrato de baunilha

 

amêndoas moídas

 

açucar refinado

manteiga amolecida

 

gema de ovo

 

maizena

farinha de trigo

 

sal marinho refinado

   

Ingrediente para a cobertura

3 colheres de sopa de açúcar de confeitar

açucar de confeitar

Para preparar o tabuleiro

Óleo spray
Farinha de trigo
Se preferir: papel manteiga

oleo spray  

farinha de trigo

 

papel manteiga

Modo de fazer

Prepare o tabuleiro: Unte um tabuleiro grande, que caiba no forno, com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar o tabuleiro. Facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que o tabuleiro e forrá-lo.

cortando baunilhaPrepare a baunilha: Para usar a baunilha em talos, será necessário cortá-la no sentido do comprimento com uma faca afiada sobre uma tábua de corte. Faça um corte em todo o comprimento do talo, mas cortando só de um lado. Com a ponta da faca, raspe as sementes para fora. Usar a baunilha assim é mais saboroso que apenas o extrato, porém nem sempre é fácil encontrar os talos.

DICA: Os talos vazios podem ser aproveitados para perfumar açúcar. Coloque-os em um vidro fechado com um pouco de açúcar comum ou mascavo e deixe aí por alguns dias. Esse açúcar perfumado fica bem em qualquer receita doce ou pode ainda, ser usado para adoçar chás, cafés e chocolates.

Prepare a massa: Em uma tigela peneire a farinha de trigo e a maizena juntas e depois misture as amêndoas moídas. Reserve. Em outra tigela misture a manteiga com o açúcar e depois acrescente a gema. Misture bem até ficar homogênio. Junte a baunilha e o sal e misture novamente. Depois misture a massa com as mãos, à medida que acrescenta os ingredientes sêcos. Sove um pouco a massa até que fique bem uniforme. Faça uma bola com massa, cubra a tigela com um filme plástico e ponha na geladeira por +/- 1 hora.

DICA: A massa precisa descansar e resfriar, senão ela ficará quebradiça.

Sugestão: Ligue o forno em 180oC (temperatura média) para ir aquecendo.

Modele os biscoitos: Retire a massa da geladeira e pegue pequenas porções com as mãos. Primeiro faça um pequeno rolinho, depois afine um pouco as pontas e ponha sobre a assadeira dando o formato de meia lua.

Asse os biscoitinhos: Arrume-os no tabuleiro já preparado tomando o cuidado de deixar pelo menos 2cm entre cada um para que quando crescerem ao assar, eles não grudem uns nos outros. Asse por aproximadamente 10 minutos ou até que as bordas comecem a ficar douradinhas e deixe-os esfriar um pouco antes de retirá-los das assadeiras, pois estarão um pouco moles. À medida que esfriam, ficam mais crocantes e menos sensíveis ao toque. Transfira-os para uma grade para esfriarem completamente e polvilhe açúcar de confeitar sobre eles com a ajuda de um coador pequeno.

Utensílios para ajudar no preparo

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

faquinha de ceramica

tabua de cozinha

 

tigela grande de vidro

 

peneira

 

filme plástico

grade para esfriar

 

coador pequeno

       

RENDIMENTO: 35 a 40 unidades.

Créditos das fotos