receita de bolinnho de arroz

INGREDIENTES

3 xícaras de arroz cozido
1 ovo
1 colher de sopa de salsinha picadinha
1 colher de sopa de cebolinha picadinha
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta do reino preto (de preferência moída na hora)
1/2 xícara de farinha de trigo
Óleo para fritar

receita de arroz cozido

 

ovo de galinha

 

salsa

cebolinha verde fina

 

sal marinho refinado

 

pimenta do reino preta

farinha de trigo

 

oleo vegetal

   

PREPARO

Prepare os temperos: Lave bem as folhinhas da salsinha e a cebolinha desprezando as que estiverem machucadas e retirando todas as impurezas. Pique bem fininho numa tábua de corte com uma faquinha ou um cortador de temperos.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.

massa de bolinho de arrozPrepare a massa: Numa tigela coloque o arroz cozido, o ovo, os temperinhos, o sal e pimenta e misture bem. Depois coloque a farinha de trigo e misture um pouco mais para 'ligar' a massa. À medida que mistura, aperte um pouco com a colher para amassar ligeiramente o arroz.

 

bolinho de arroz modeladomodelando bolinho de arrozModele e frite os bolinhos: Em uma panela larga e funda ponha o óleo para aquecer. Com a ajuda de duas colheres de sopa modele os bolinhos enchendo uma com um pouco de massa e alisando com a outra. Deixe o óleo esquentar bem e coloque os bolinhos um a um, com cuidado, com o auxílio das colheres, para evitar queimaduras. Frite poucos de casa vez. Eles estarão prontos quando estiverem douradinhos. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. É um excecelente aproveitamento de sobra de arroz efritando bolinhos de arroz fica muito gostoso. Sirva quente.

 

UTENSÍLIOS PARA AJUDAR

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

tigela grande de vidro

 

tabua de cozinha

faquinha de ceramica

 

cortador de temperos

 

moedor de pimentas

 

panela de inox

papel toalha

           

RENDIMENTO: 15 a 20 unidades.

Créditos das fotos