Torta de Banana

Ingredientes para o bolo

4 bananas maduras
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga
4 ovos
8 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Banana D'Água

 

açucar refinado

 

manteiga

ovo de galinha

 

farinha de trigo

 

fermento quimico em pó

Ingredientes para a calda caramelada

1 xícara de açúcar
1/3 xícara de água

açucar refinado

 

agua natural

Modo de fazer

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare a calda caramelada: Em uma panela misture o açúcar com a água. Leve ao fogo médio e deixe ferver, sem mexer, até engrossar. Deixe que esfrie e reserve.

DICA: Na verdade, quando ainda está quente a calda aparenta ser muito mais rala do que quando está em temperatura ambiente. Quando esfria fica bem melhor de espalhar na forma, pois forma uma camada mais espessa. Uma boa idéia é ter sempre um pouco de calda preparada, guardada em um vidro bem fechado. Não precisa colocar na geladeira.

Prepare a torta: Descasque e corte as bananas ao comprido em duas ou três partes. Com uma colher, espalhe uma boa quantidade de calda caramelada no fundo e nas laterais da forma. Arrume as fatias de banana na assadeira por cima da calda. Reserve.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.

claras em nevePrepare as claras: Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.

DICA: Não deixe cair nem um pouco da gema nas claras e não use tigela, batedor de claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras.

Prepare a massa: Numa tigela misture bem a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Junte as gemas e continue a misturar. Depois acrescente a farinha e mexa mais um pouco. Para evitar que pequenas bolinhas fiquem inteiras, peneire com um coador pequeno o fermento em pó por cima da massa e misture bem. Por último junte delicadamente as claras batidas em neve até ficar uma massa cremosa e uniforme. Vire por cima das fatias de bananas arrumadas na forma.

Asse a torta: Ponha para assar em fôrno médio por aproximadamente 30 minutos. Depois de esfriar solte a torta da forma, ajundando com uma faquinha lisa nas bordas e vire a forma em cima de um prato grande. Ela se soltará com facilidade. Caso a torta não se solte imediatamente, sacuda levemente a forma até sentir que ela se soltou. Retire a forma e sirva.

DICA: Verifique se a torta está bem assada com um palito. Espete-o no meio da torta, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.

Evite ficar abrindo o fôrno enquanto a torta está assando. Isso pode solá-la, ou seja, não cresce direito e fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de meia hora.

Utensílios para ajudar no preparo

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

panela pequena de inox

 

faca com lamina de ceramica

tabua de cozinha

 

batedeira

 

batedor de claras

 

tigela grande de vidro

coador pequeno

 

assadeira circular com fundo removível

 

palito de dente

   

RENDIMENTO: 12 a 15 porções.

Créditos das fotos