receita de salada de macarrao com frutas

Ingredientes

500g de macarrão parafuso
1 1/2 xícara de maionese
1/2 abacaxi
250g de morangos
100g de nozes sem casca
1/2 limão
1 pepino pequeno
2 colheres de café de sal
1 colher de café de pimenta do reino branca (de preferência moída na hora)

macarrao parafuso

 

maionese

 

abacaxi

morango

 

nozes

 

limao

pepino

 

sal marinho refinado

 

pimenta do reino branca

Modo de fazer

Prepare o macarrão: Cozinhe o macarrão parafuso em uma panela grande cheia de água fervendo e com uma colher de sal. Cozinhe até ficar bem macio e não 'ao dente', pois ele será servido frio e ao esfriar ficará um pouco mais resistente. Escorra numa peneira quando estiver no ponto e deixe esfriar completamente.

descascando abacaxiPrepare o abacaxi: Quebre a coroa ou corte-a em cima de uma tábua. Corte a parte de baixo do abacaxi para ficar mais fácil apoiá-lo sobre a tábua. Com uma faca afiada, corte toda a casca nas laterais, o suficiente para retirar boa parte do "olhinhos" (pequenos espetinhos que tem ao redor do abacaxi). Depois corte-o em pedaços menores, tendo o cuidado de retirar todo o miolo e jogar fora. Reserve.

DICA: Para saber se o abacaxi está no ponto, retire uma folha do miolo da coroa. Se soltar com facilidade ele estará maduro e bom para ser consumido. Evite abacaxis muito maduros.

Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.

Prepare os morangos: Lave-os bem e deixe escorrer. Depois retire os cabinhos e com uma faca afiada, sobre uma tábua, corte-os em fatias finas no sentido do comprimento.

Prepare as nozes: Quebre-as com um quebra-nozes e retire as nozes das cascas. Despreze as que estiverem escurecidas ou murchas. Quebre ou corte-as em pedaços menores e reserve.

Prepare o pepino. Lave-os bem sob água corrente e corte uma pontinha de cada extremidade do pepino. Em movimentos circulares esfregue um pouco as "tampinhas" nos cortes e vai notar que vai se formar um pouco de espuma. Depois lave as extremidades do pepino e corte rodelas bem fininhas sem descascá-lo. Reserve.

Prepare a salada: Em uma tigela grande coloque o macarrão parafuso cozido e frio. Junte o abacaxi cortado e o pepino fatiado. Tempere com o restante do sal, a pimenta do reino e o suco de meio limão. Acrescente a maionese e misture os ingredientes levemente. Junte os morangos cortados e misture delicadamente e arrume a salada numa travessa bonita. Por último salpique os pedacinhos de nozes por cima e leve à geladeira até a hora de servir.

Utensílios para ajudar no preparo

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

panela de inox

peneira

 

faca com lamina de ceramica

 

tabua de cozinha

 

quebra-nozes

tijela grande de vidro

 

moedor de pimentas

 

espremedor de frutas

 

branco

RENDIMENTO: 12 a 15 porções.

Créditos das fotos