Empada de Frango

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

1 kg de peito de frango sem pele e sem osso (filé de frango)
1 lata pequena de molho de tomate peneirado
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres de sopa de maizena

filé de frango

 

molho de tomate peneirado

 

caldo de galinha

maizena

       

SUGESTÃO DE OUTROS INGREDIENTES PARA O RECHEIO

Requeijão Catupiry
Azeitonas verdes picadas
Cenoura picadinha e pré-cozida
Milho
Ervilha

requeijão catupiry

 

azeitonas verdes sem caroço

 

cenoura

milho verde

 

ervilha

   

INGREDIENTES PARA A MASSA

700g de farinha de trigo
350g de margarina vegetal (não usar margarinas dietéticas)
3 colheres de sopa de cachaça
1 colher de chá de sal
3 gemas

farinha de trigo

 

manteiga

 

cachaça

sal marinho

 

gema de ovo

   

INGREDIENTES PARA PINCELAR

2 gemas
1 colher de sopa de azeite

gema de ovo

 

azeite

 

PREPARO

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.

Prepare o frango: Lave cada pedaço de frango em água corrente, se desejar. Coloque-os numa panela de pressão e depois encha-a de água até quase cobrir o último pedaço. Quebre o caldo de galinha em 4 pedaçinhos e ponha um em cada canto da panela. Feche-a conforme as instruções do fabricante e ponha em fogo alto para cozinhar. Quando começar a fazer ruído e vapor, abaixe o fogo. O tempo total de cozimento deve ser de 25 minutos. Depois disso retire-a do fogo. Ponha a panela na pia em baixo de um fio de água fria para resfriá-la mais rápido ou deixe que esfrie normalmente para poder abrí-la. Vai notar que a gordura da galinha se separa após o cozimento e esta não deve ser usada no recheio. Com a ajuda de dois garfos pegue cada pedaço, separe a gordura e leve para uma panela de tamanho médio. À medida que for transferindo-os, aproveite que ainda estão quentes e desfie-os com os garfos. A carne vai estar macia e praticamente se desmanchando. A água que cozinhou o frango deve ser aproveitada no recheio, pois esta tem o caldo do frango e os temperos. Coe-a com uma peneira para retirar os pedacinhos de gordura cozidos e reserve.

Prepare o recheio: Depois de desfiar todo o frango jogue parte da água reservada por cima. Uma quantidade somente para dar liga ao recheio, que não deverá ficar mole demais. Comece com um pouco e acrescente mais aos poucos se achar necessário tornar o recheio mais cremoso. Acrescente o molho de tomate e a maizena diluída em um pouquinho dessa água. Junte também os outros ingredientes sugeridos ou de sua preferência, para tornar o recheio mais saboroso e colorido, com excessão do requeijão catupiry. Ponha a panela em fogo brando e mexa até engrossar e deixe esfriar para rechear as empadinhas.

maizena diluídaDICA: A maizena deve ser sempre diluída antes, pois se for adicionada diretamente no próprio recheio ela vai cozinhar rapidamente e formar ¨bolinhas¨ sem engrossá-lo.

Esse recheio pode ser usado para empadões, coxinhas, massas folhadas, risoles, barquetes, panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc... Basta apenas diminuir ou aumentar a quantidade de água para se ter um recheio mais ou menos cremoso.

Prepare a massa: Despeje a farinha em uma tigela grande e misture com o sal. Em uma xícara dissolva as gemas na cachaça e depois junte à farinha misturando até conseguir uma ¨farofa¨. Acrescente a margarina e misture bem até obter uma massa "podre" (ela é chamada assim, pois fica meio quebradiça). É preciso trabalhar com a massa até que ela forme uma bola grande e uniforme. O aspecto de ¨farofa¨ some completamente.

DICA: Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a margarina a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha.

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.>

Prepare as empadinhas: Sempre trabalhando com as mãos, vá pegando pequenos pedaços da massa e forrando cada forminha para empada de forma uniforme ao fundo e nas laterais. Espere o recheio esfriar e encha a forminha já forrada com a massa. Se for utilizar o requeijão catupiry, ele deve ser acrescentado nessa hora. Coloque uma pequena quantidade (proporcional ao tamanho do salgado que está preparando) com a ajuda de uma colher. Para preparar a tampa da empada é muito simples. Abra um filme plástico de cozinha em cima de uma mesa, ponha um pedaço de massa e cubra com outro filme plástico. Com um rolo de pastel abra a massa lentamente até uma espessura de 5 a 7mm. Retire devagar o filme plástico superior e corte círculos no diâmetro da forminha de empada que está usando. Solte os círculos de massa do plástico de baixo e cubra as empadinhas apertando bem nas bordas para selar.

DICA: Para cortar círculos na massa use xícaras, copos ou tampas de vidros que melhor se adaptarem ao tamanho necessário.

Asse as empadinhas: Arrume-as sobre um tabuleiro e para que fiquem bonitas, coradas e brilhosas depois de assadas, é necessário pincelá-las com gemas antes de colocar no forno. Com um pincel de cozinha, misture as gemas com o azeite em uma xícara para que fiquem menos espessas e pincele as tampinhas das empadinhas por igual. Ponha-as para assar no forno pré-aquecido em temperatura média até que fiquem douradas. Isso deve levar uns 20 minutos mais ou menos, mas pode variar de acordo com cada forno.

DICA: Para servir como coquetel, faça empadas pequenas e coloque em forminhas de papel. Facilita aos convidados se servirem e evita engordurar os dedos.

UTENSÍLIOS PARA AJUDAR

balança de precisão

 

medidas-padrão para colheres

 

panela de pressão de teflon

 

caçarola

peneira

 

tigela de vidro

 

forma para empadinha

 

filme plástico para cozinha

rolo para abrir massas

 

assadeira retangular em alumínio

 

pincel de cozinha

   

RENDIMENTO: 20 unidades médias.

Créditos das fotos