panqueca com sorvete

Ingredientes para a panqueca

2 xicaras de leite
3 ovos
250g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de sal

 

 

 

   

Ingredientes para o recheio

2 bolas de sorvete de sua preferência para cada panqueca:
Sorvete de chocolate
Sorvete de guaraná
Sorvete de morango

sorvete de chocolate

 

sorvete de guaraná

 

sorvete de morango

Ingredientes para a cobertura

Calda de chocolate:
100g de chocolate meio amargo
1/3 xícara de chá de creme de leite fresco
Água quente

chocolate meio amargo

 

 

Chantily

1 xícara de chá de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar
10 gotas de extrato de baunilha

 

 

Para polvilhar:
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

açucar de confeitar para polvilhar

Modo de fazer

Prepare a massa: Numa tigela misture o leite com os ovos com um batedor de claras. Junte o óleo e o sal e mexa mais um pouco. Depois adicione a farinha aos poucos mexendo sempre até a farinha se misturar bem. Deixe a massa descansar por uns 10 minutos

Frite as panquecas: Pode-se preparar as panquecas numa frigideira grande ou numa frigideira para crepes, ou ainda numa crepeira:

espalhando massa de panquecaNas frigideiras: Coloque a frigideira para esquentar e quando estiver bem quente pingue um pouco de óleo e gire-a para espalhá-lo. Depois coloque um pouco de massa no centro, levante a frigideira e gire-a novamente para que a massa se espalhe por toda a superfície e volte para o fogo, ou então espalhe a massa com um rodinho apropriado. Deixe a panqueca dourar um pouco e vire-a com o auxílio de uma espátula grande ou fazendo um movimento rápido com a frigideira para cima, afim de soltar a panqueca e virá-la no ar. Deixe dourar do outro lado e retire-a.

Na panquequeira: Ligue o aparelho conforme as instruções do fabricante e deixe aquecer. Quando estiver bem quente, pingue um pouco de óleo e espalhe-o com um pedaço de papel de cozinhe. Cuidado para não se queimar. Coloque um pouco de massa no centro e espalhe com o rodinho apropriado. Deixe a panqueca dourar um pouco e vire-a com o auxílio de uma espátula de madeira. Deixe dourar do outro lado e retire-a.

crepe cozinhandoDICA: Existem crepeiras que se parecem com uma frigideira de cabeça para baixo. Elas vem com um recipiente que se parece com uma frigideira comum, porém de diâmetro ligeiramente maior. Nesse recipiente coloca-se a massa líquida e quando a crepeira está quente, basta virá-la de cabeça para baixo e encostar a chapa quente na massa e desvirar. Uma camada fina de massa se gruda na chapa aquecida e começa a cozinhar.

derretendo chocolate em banho-mariaPrepare a calda de chocolate: Em uma panela pequena ponha água até a metade para ferver. Em uma tigela menor um pouco, que caiba dentro dessa panela, quebre o chocolate em pedacinhos. Coloque a tigela sobre a água bem quente e aguarde um pouco até que o chocolate comece a derreter. Com uma colher mexa o chocolate até que esteja completamente derretido. Acrescente, então, o creme de leite fresco aos poucos e misture até ficar homogêneo.

Prepare o chantily: Primeiro bata na velocidade mais alta o creme de leite até ficar cremos. Ele deve ficar bem encorpado, mas tome cuidado, pois ao bater excessivamente, o creme de leite fresco se transforma em manteiga. Ainda batendo, acrescente o açúcar aos poucos e as gotas de extrato de baunilha.

Coloque cada panqueca sobre um prato e ponha no meio duas bolas de sorvete de sua preferência. Depois enrole as laterais deixando a beirada por baixo. Regue cada uma com um fio de calda de chocolate fazendo zigue-zagues e arrume uma porção do chantily ao lado das panquecas com uma colher ou com saco de confeitar para obter um resultado mais bonito. Polvilhe com um coador pequeno ou polvilhador apropriado as panquecas com açúcar de confeitar e sirva imediatamente.

Utensílios para ajudar no preparo

 

 

 

 

frigideira grande

 

frigideira para panquecas

 

crepeira

crepeira frigideira

 

tigela pequena

 

 

saco de confeitar

 

       

RENDIMENTO: 10 porções

Créditos das fotos