receita de ovo de codorna picante

INGREDIENTES

1 colher de chá de vinagre balsâmico (aceto balsâmico)
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta calabreza
1 colher de café de orégano
1 colher de sopa de salsinha picada
2 caixas de ovos de codorna (60 unidades)

vinagre balsamico

 

azeite de oliva extra virgem

 

sal marinho refinado

pimenta calabresa

 

oregano desidratado

 

salsa

ovo de codorna

       

PREPARO

Prepare os ovos: Ponha os ovos para cozinhar em uma panela pequena com água até cobrí-los. Não ponha os ovos em água já quente, comece a cozinhá-los em água normal. Deixe cozinhar por 10 minutos depois que a água começar a ferver. Descasque os ovos e reserve.

DICA: Ao final do cozimento escorra os ovos e passe-os para uma vasilha com água fria para cessar o cozimento e evitar que fiquem com uma camada cinza ao redor das gemas. Essa camada cinza acontece quando os ovos cozinham demais.

Prepare o molho: Misture em uma pequena tigela o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta calabresa. Em uma tigela grande e bonita misture o molho aos ovos e salpique com salsinha e orégano para decorar e dar mais sabor. Leve à geladeira e sirva gelado.

DICA: O aceto balsâmico é escuro, denso e muito aromático. Seu sabor forte é bem diferente dos vinagres comuns variando entre o doce e o azedo. É excelente para preparar molhos para saladas e temperar legumes e os mais envelhecidos são bem mais doces e consistentes, o que os torna excelentes para o uso em sobremesas.

UTENSÍLIOS PARA AJUDAR

medida padrão para colher

 

panela de inox

RENDIMENTO: 8 a 10 porções.

Créditos das fotos