receita de salada de beterraba em formato de coraçao

Ingrediente para a salada

3 beterrabas grandes

Beterraba

Ingredientes para o molho

4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico (aceto balsâmico)
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 cebola roxa
2 colheres de sopa de cebolinha e salsinha
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de água mineral gasosa

azeite de oliva extra virgem

 

vinagre balsamico

 

pimenta do reino preta

cebola roxa

 

cebolinha verde fina

 

salsa

sal marinho refinado

 

agua com gas

   

Modo de fazer

Prepare as beterrabas: Corte as folhas e os rabinhos das beterrabas e jogue fora. Lave-as bem com uma escova macia para legumes em água corrente, coloque-as numa panela de pressão e depois encha-a de água até quase cobrir as beterrabas. Feche a panela conforme as instruções do fabricante e ponha em fogo alto para cozinhar. Quando começar a fazer ruído e vapor, abaixe o fogo. O tempo total de cozimento deve ser de 25 minutos. Depois disso retire a panela de pressão do fogo e ponha-a na pia em baixo de um fio de água fria para resfriá-la mais rápido ou deixe que esfrie normalmente para poder abrí-la.

DICA: Pode-se cozinhar beterrabas também junto com o feijão. Assim todo o caldo que sair delas ficará no feijão, tornando-o mais rico ainda em nutrientes. Como o feijão é escuro, pouco se notará do tom avermelhado do caldo e também não alterará em quase nada o sabor.

Decore as beterrabas: Retire-as da panela, deixe-as esfriar e descasque-as com uma faca afiada. Depois, sobre uma tábua, corte-as em fatias de +/- 7mm de espessura. Use um cortador de biscoitos em formato de coração para recortar as fatias. Arrume-as numa travessa bonita e sirva acompanhada do molho. Pique as sobras dos recortes e use-as em outra salada.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.

Prepare o molho: Descasque e corte a cebola bem pequenininho. Lave bem as folhinhas da salsinha desprezando as que estiverem machucadas e retirando todas as impurezas. Pique bem fininho numa tábua de corte com uma faquinha ou um cortador de temperos. Em uma tigela menor misture todos os ingredientes para o molho com uma colher ou um mini mixer (nesse caso o molho ficará espumante). Sirva o molho separado numa molheira ou tempere a salada somente na hora de servir, caso contrário as folhas murcharão.

DICA: O aceto balsâmico é escuro, denso e muito aromático. Seu sabor forte é bem diferente dos vinagres comuns variando entre o doce e o azedo. É excelente para preparar molhos para saladas e temperar legumes e os mais envelhecidos são bem mais doces e consistentes, o que os torna excelentes para o uso em sobremesas.

Utensílios para ajudar no preparo

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

faca com lamina de ceramica

 

tabua de cozinha

escova para limpar cogumelos

 

panela de pressão de teflon

 

cortadores de biscoitos no formato de coração

 

tigela grande de vidro

cortador de temperos

 

moedor de pimentas

 

mini mixer

 

molheira de inox

RENDIMENTO: 4 porções.

Créditos das fotos