receita bolo cenoura

Ingredientes para o bolo

2 cenouras grandes
1/2 xícara de chá de óleo
2 ovos
1 xícara de chá de açúcar
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

cenoura

 

oleo vegetal

 

ovo de galinha

açucar refinado

 

farinha de trigo

 

fermento quimico em pó

Ingredientes para a cobertura

100g de chocolate para cobertura em barra
1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
Água quente

chocolate para cobertura em barra

 

creme de leite fresco

 

agua quente

Para preparar a forma de bolo

Óleo spray
Farinha de trigo
Se preferir: papel manteiga

oleo spray

 

farinha de trigo

 

papel manteiga

Modo de fazer

Sugestão: Ligue o forno em 180oC (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare a fôrma: Unte uma assadeira média com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira, esse processo serve para várias receitas de bolos. Facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.

batendo os ingredientes no liquidificadorPrepare o bolo: Nessa receita de bolo de cenoura, deve-se usar cenouras cruas. Descasque as cenouras, corte as pontas e jogue fora. Pique em pedaços menores e bata no liquidificador com o óleo e o ovos. Em uma tigela misture os ingredientes liquidificados ao açúcar até ficar homogêneo. Depois acrescente a farinha e torne a misturar até que fique por igual. Por último peneire o fermento sobre a massa, para evitar que eventuais bolinhas ou pedacinhos de fermento fiquem inteiros. Misture tudo novamente e despeje em uma assadeira forrada com papel manteiga.

Asse o bolo: Ponha para assar em fôrno médio por aproximadamente 30 minutos. Depois de esfriar, desenforme o bolo. Se não tiver usado papel manteiga, use uma faquinha para passar ao redor do bolo e levantá-lo um pouco. Vire a fôrma em cima de um prato grande e desvire novamente o bolo. Caso tenha usado o papel manteiga, basta virar o bolo num prato grande e puxar cuidadosamente o papel. Ele se soltará com facilidade e a forma ficará sem resíduos. Vire o bolo de cabeça para cima. Prepare a cobertura de chocolate e cubra o bolo ainda quente com ela.

DICA:Verifique se o bolo está bem assado com um palito. Espete-o no meio do bolo, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.

Evite ficar abrindo o fôrno enquanto o bolo está assando. Isso pode solá-lo, ou seja, o bolo não cresce direito e fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de meia hora.

Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do fôrno desligado. Só o retire quando estiver em temperatura ambiente.

derretendo chocolate em banho-mariaPrepare a cobertura: Em uma panela pequena ponha água até a metade para ferver. Em uma tigela menor um pouco, que caiba dentro dessa panela, quebre o chocolate em pedacinhos. Coloque a tigela sobre a água bem quente e aguarde um pouco até que o chocolate comece a derreter. Com uma colher mexa o chocolate até que esteja completamente derretido. Acrescente, então, o creme de leite fresco aos poucos e misture até ficar homogêneo. O creme de leite fresco é mais cremoso produzindo um resultado mais macio e muito gostoso. Ainda quente despeje a cobertura sobre todo o bolo espalhando com a colher pelas laterais.

Utensílios para ajudar no preparo

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

descascador de legumes

 

faca com lamina de ceramica

tabua de cozinha

 

liquidificador

 

tijela grande de vidro

 

coador pequeno

assadeira circular com fundo removível

 

panela pequena de inox

 

tigela pequena

   

RENDIMENTO: 12 a 15 porções.

Créditos das fotos