lombinho assado com cogumelos

Ingredientes

1 lombinho de porco com +/- 1,5kg
10 cogumelos portobelo
2 dentes de alho
1 limão
1 ramo de alecrim
1 colher de sobremesa de mostarda
1 colher de chá
de sal
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
2 colheres de sopa de azeite

Lombinho de Porco

 

cogumelo portobello

 

alho

limao

 

alecrim

 

mostarda

sal marinho refinado

 

pimenta do reino preta

 

azeite de oliva extra virgem

Modo de fazer

Prepare os cogumelos: Lave-os bem com uma escovinha apropriada sob água corrente para retirar todas as impurezas. Com uma faca afiada, fatie-os não muito fino, sobre uma tábua. Reserve.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.

Prepare o lombinho: Lave-o sob água corrente e fria, se desejar. Com uma faca bem afiada e sobre uma tábua de corte, retire algum excesso de gordura ou membrana e com um garfo de carnes, fure todo o lombinho para ajudar o tempero a penetrar na carne. Lave bem o limão com uma escovinha antes de espremê-lo para evitar que sujeiras ou restos de fertilizantes se misturem ao caldo. Esprema e vire o caldo numa tigela. Descasque e esprema o alho e misture com a mostarda, a pimenta, o sal, o azeite, o alecrim e o suco do limão. Ponha o lombinho na tigela e esfregue os temperos nele. Deixe pegando gosto por umas 2 horas.

Asse o lombinho e os cogumelos: Ponha o lombinho para assar em churrasqueira elétrica ou de carvão. Arrume-o sobre a grelha da churrasqueira e deixe que doure bem de um lado e depois vire do outro. Enquanto isso, ponha os cogumelos cortados na tigela onde o lombinho estava e lambuze-os com o resto do tempero que ficou. Deixe pegando gosto, até o lombinho começar a dourar do outro lado. Então, coloque os cogumelos para grelhar também, virando de vez em quando para não queimar. Deixe que fiquem bem grelhadinhos e retire.

Atenção: Carne de porco deve ser servida somente bem passada, portanto tenha certeza que o lombinho está bem assadinho antes de servir.

Utensílios para ajudar no preparo

medida padrão para colher

 

escova para limpar cogumelos

 

faca com lamina de ceramica

 

tabua de cozinha

garfo para carnes

 

tigela grande de vidro

 

espremedor de frutas

 

tubo de silicone para descascar alho

espremedor de alho

 

moedor de pimentas

 

churrasqueira elétrica

 

churrasqueira portátil de carvão

churrasqueira de tijolos

           

RENDIMENTO: 12 4 a 5 porções.

Créditos das fotos