header image
Adicionar aos Favoritos !!
HOME
PESQUISAR
Receitas de A a Z
ENTRADAS
- Biscoitinhos
- Canapés e Aperitivos
- Musses Salgados
- Ovos
- Salgadinhos
- Torradas
SALADAS
- Saladas Variadas
PRATOS PRINCIPAIS
- Aves
- Carnes
- Massas e Tortas Salgadas
- Peixes e Frutos do Mar
- Vegetarianos
SOBREMESAS
- Bolos e Tortas
- Bombons
- Doces e Compotas
- Doces Típicos
- Docinhos
- Trufas
- Frutas
- Gelatinas
- Musses e Cremes Doces
- Pavês e Pudins
- Sorvetes e Sorbets
- Suspiros
ACOMPANHAMENTOS
- Abóboras
- Cogumelos
- Grãos e Leguminosas
- Legumes e Frutas
- Raízes, Bulbos e Caules
- Talos e Brotos
SOPAS E CALDOS
- Caldos
- Sopas Claras
- Sopas Cremes
COZINHA AO AR LIVRE
- Churrascos
- Piqueniques
PÃES
- Pães Doces
LANCHES
- Biscoitos e Pipocas
- Cupcakes
- Panquecas e Recheios
- Sanduíches e Sucos
COZINHA TEMÁTICA
- Casamento
- Dia das Crianças
- Dia das Mães
- Dia dos Namorados
- Festa Junina
- Halloween
- Páscoa
COZINHE BRINCANDO
- Caça Palavras
- Dê As Cartas
                                                                        

HOME arrow Doces e Compotas arrow Doce de Figo em Calda

Doce de Figo em Calda Imprimir
receita doce figo em calda

Ingredientes

500g de figos verdes
700g de açúcar cristal
3 xícaras de água para a calda

figos verdes


açucar cristal


agua natural

 

 

Modo de fazer

Prepare os figos: Lave os figos para retirar o 'leite' que escorreu ao arrancá-lo ainda verde do pé e faça um corte em cruz na parte debaixo de cada um. Agora é preciso retirar uma película fina que envolve todo o figo para que o doce fique mais macio e gostoso. Para isso existem algumas maneiras:

raspando figosRaspe os figos: Com uma faquinha de serrinha raspe toda a casca dos figos retirando a pele e limpando algumas imperfeições. Dá um pouco de trabalho, mas o doce fica mais bonito fazendo assim.

  

calçando luvasDICA: Utilize luvas de latex para fazer o trabalho, pois o 'leite' que sai dos figos deixa a pele fina e sensível, podendo provocar algum corte nos dedos.

  

figos raspadosLixe os figos: Outra maneira de se retirar a película que envolve os figos é colocar todos num saco (de preferência de tecido) com açúcar cristal grosso, fechar e esfregar o saco com as mãos. À medida que se esfrega, o açúcar cristal por ser arenoso 'lixa' os figos retirando assim toda a pele. Abra o saco de vez em quando para avaliar como está ficando.

ATENÇÃO: O açúcar para 'lixar' os figos não está incluído nas quantidades acima descritas. Essas são para preparar o doce.

Congele os figos: Pode-se também retirar a pele dos figos pelo processo de congelamento. Para isso é necessário primeiro aferventá-los por uns 5 minutos para retirar o excesso de 'leite' e cozinhar levemente a pele. Depois escorra-os e leve ao congelador por algumas horas. Depois retire do congelador e esfregue cada um debaixo de um fio de água corrente. As peles se soltarão com facilidade.

doce de figo em caldaaferventando figosPrepare o doce: Se preparar os figos raspando ou 'lixando' será preciso ainda aferventá-los por uns 5 minutos para retirar o excesso de 'leite' e escorrê-los. Depois derreta o açúcar com a água, leve ao fogo e quando estiver quente adicione os figos ainda quentes. Se prepará-los com o processo do congelamento os figos estarão frios, então comece cozinhando-os na água fria também. Quando ferver abaixe o fogo e deixe que cozinhe até que fiquem bem macios e a calda engrosse. Deixe esfriar e sirva acompanhado de queijo mineiro se gostar.

DICA: O uso do tacho de cobre para preparar doces e conservas ajuda a preservar a côr natural das frutas sem oxidá-las. Se não tiver um dê preferência a panelas de inox para preparará-los.

figos em conservapreparando a conservaFigos em conserva: Se quiser ter os doces por mais tempo, basta colocá-los em vidros próprios para conservas ou vidros com tampas metálicas que vedam bem, previamente lavados e esterilizados com água fervendo. Distribua os figos nos vidros e depois vire a calda sobre eles. A calda deve cobrir os figos, mas não precisa encostar nas tampas. Se a calda não fôr suficiente, junte um pouco mais de água com açúcar até cobrí-los e feche bem os vidros. Depois coloque os vidros numa panela funda com água até cobrí-los totalmente e leve ao fogo para ferver. Após ferver, abaixe o fogo e deixe por mais 15 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar completamente antes de retirar os vidros da água. Depois seque-os e guarde em local fresco e arejado, longe da luz direta do sol por no máximo 3 meses.

 

Utensílios para ajudar no preparo

balança de cozinha


medida padrão para xícara


faca de serra


tacho de cobre

panela grande de inox


 
 
 

RENDIMENTO: 12 a 15 porções.

Créditos das fotos



Copyright © 2007 - Todos direitos reservados a Kerdna Produção Editorial Ltda.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização.