receita de bolo de aipim com coco

Ingredientes

500g de aipim
3/4 xícara de leite
2 gemas de ovo
75g de margarina
1 1/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
100g de coco ralado
1 colher de sopa de fermento em pó

Aipim

 

leite

 

gema de ovo

margarina

 

açúcar

 

farinha de trigo

coco ralado

 

fermento em pó

   

Para preparar a forma de bolo

Óleo spray
Farinha de trigo
Se preferir: papel manteiga

oleo spray  

farinha de trigo

 

papel manteiga marrom

Modo de fazer

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare a assadeira: Unte uma assadeira com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-o fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar o tabuleiro, facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que o tabuleiro e forrá-lo.

Prepare o aipim: Com uma faca afiada, sobre uma tábua de corte, descasque e retire as linhas do meio do aipim e pique-o em pedaços pequenos. Aos poucos triture-o no liquidificador com o leite e reserve.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.

Prepare o bolo: Numa tigela grande misture bem as gemas com a margarina e o açúcar com um batedor de claras ou uma colher de pau. Acrescente o aipim triturado com o leite e torne a misturar bem. Depois junte a farinha de trigo e o coco ralado misturando muito bem sempre a cada ingrediente que adicionar. Por último junte o fermento que deve ser peneirado com um coador pequeno para desmanchar eventuais bolinhas. Ponha para assar no fôrno já pré-aquecido até dourar. O tempo para assar é de +/- 35 a 45 minutos, porém pode variar de acordo com o fôrno e a fôrma. Depois de pronto espere esfriar um pouco para desenformá-lo. Sirva môrno ou ao natural.

DICA: Verifique se o bolo está bem assado enfiando um palito de dente no meio. Se sair limpinho, estará pronto. Se ainda tiver resto de massa crua deixe assar mais um pouco.

Evite ficar abrindo o fôrno enquanto o bolo está assando. Isso pode solá-lo, ou seja, o bolo não cresce direito e fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de meia hora.

Sugestão: Aproveite as claras que sobraram para fazer suspiros ou acrescente à farofa ou à cenouras refogadas.

Utensílios para ajudar no preparo

balança de precisão

 

medidas-padrão para colheres

 

medidas-padrão para xícaras

 

faca com lamina de ceramica

tabua de corte

 

liquidificador

 

bacia de vidro

 

batedor de claras

coador pequeno  

assadeira circular com fundo removível

 

palito de dente

   

RENDIMENTO: 12 a 15 porções.

Créditos das fotos

Busca