header image
Adicionar aos Favoritos !!
HOME
PESQUISAR
Receitas de A a Z
ENTRADAS
- Biscoitinhos
- Canapés e Aperitivos
- Musses Salgados
- Ovos
- Salgadinhos
- Torradas
SALADAS
- Saladas Variadas
PRATOS PRINCIPAIS
- Aves
- Carnes
- Massas e Tortas Salgadas
- Peixes e Frutos do Mar
- Vegetarianos
SOBREMESAS
- Bolos e Tortas
- Bombons
- Doces e Compotas
- Doces Típicos
- Docinhos
- Trufas
- Frutas
- Gelatinas
- Musses e Cremes Doces
- Pavês e Pudins
- Sorvetes e Sorbets
- Suspiros
ACOMPANHAMENTOS
- Abóboras
- Cogumelos
- Grãos e Leguminosas
- Legumes e Frutas
- Raízes, Bulbos e Caules
- Talos e Brotos
SOPAS E CALDOS
- Caldos
- Sopas Claras
- Sopas Cremes
COZINHA AO AR LIVRE
- Churrascos
- Piqueniques
PÃES
- Pães Doces
LANCHES
- Biscoitos e Pipocas
- Cupcakes
- Panquecas e Recheios
- Sanduíches e Sucos
COZINHA TEMÁTICA
- Casamento
- Dia das Crianças
- Dia das Mães
- Dia dos Namorados
- Festa Junina
- Halloween
- Páscoa
COZINHE BRINCANDO
- Caça Palavras
- Dê As Cartas
                                                                        

HOME arrow PRATOS PRINCIPAIS arrow Peixes e Frutos do Mar arrow Paella Valenciana

Paella Valenciana Imprimir
receita paella marisco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes

15 camarões grandes com casca
12 metades de mexilhão
500g de lombinho de porco
500g de file de frango
2 xícaras de arroz arbório
2 cebolas roxas
6 dentes de alho
1g de açafrão
3 tomates
150ml de molho de tomate
1/2 lata de ervilha
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de sobremesa de sal
6 colheres de sopa de azeite
1,5l de água quente
2 limões sicilianos para decorar e acompanhar

camarao grande


frutos do mar mexilhao


lombinho porco

file frango


arroz arborio


cebola roxa

alho


acafrao


tomate

molho tomate


ervilha


pimenta reino preta

sal


azeite de oliva


agua fervendo

limao siciliano


 

 

 

Modo de fazer

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ao preparar qualquer receita com esses ingredientes e se desejar lavá-los antes, tome muito cuidado com os respingos decorrentes da lavagem, pois podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.

frango picadocarne porco picadaPrepare o lombinho e o frango: Com uma faca bem afiada e sobre uma tábua de corte, retire o excesso de gordura do lombinho, corte em bifes e depois corte em pedacinhos. Limpe o filé de frango, retirando as gorduras também e corte em pedaços pequenos. Ponha as carnes em tigelas e tempere com um pouco do sal e da pimenta e reserve.

DICA : Para preparar essa receita de paella valenciana serão usados apenas dois frutos do mar; camarões e mexilhões. Porém se gostar, pode acrescentar lula e polvo também.

Prepare os temperos: Descasque a cebola e corte-a bem pequenininho. Descasque os dentes de alho com uma faquinha ou use um descascador apropriado. Esprema o alho com um espremedor ou corte bem pequeninho com uma faquinha. Corte os tomates, retire as sementes e pique em pedaços pequenos. Escorra as ervilhas numa peneira.

DICA : Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos. São muito afiadas e excelentes para cortar legumes, temperos, carnes, aves e peixes.

lombinho fritolombinho cruPrepare a paella: Aqueça a paellera em fogo alto e coloque duas colheres de azeite, deixe aquecer um pouco e acrescente o lombinho picado. Frite a carne até que fique douradinha e depois empurre-a para os cantos. Acrescente mais duas colheres de azeite, frango fritofrango cruno meio da panela deixe aquecer um pouco, coloque o frango no meio e frite-o também até dourar. Depois misture tudo.

 

refogando tomatedourando cebolaNovamente empurre as carnes para os cantos e coloque, no meio da panela, o restante do azeite e a cebola cortadinha. Deixe que doure levemente sem queimar. Junte o molho de tomate e os tomates picados e agua, ervilha e temperosrefoga tudorefogue um pouco. Depois misture as carnes nos temperos e refogue tudo junto. Ferva a água e despeje sobre os ingredientes até um pouco mais depois de cobrí-los. Acrescente as ervilhas, o restante do sal e da pimenta e misture tudo para ficar uniforme.

colocando arrozcolcando açafraoAbaixe o fogo e acrescente o açafrão e o arroz arbório, sem lavar, formando uma linha no meio da panela. O arroz deve ser tanto, que apareça na superfície da água. Depois misture tudo com cuidado para não entornar, cubra com uma tampa grande,paella terminando cozimentocolocando camarao e mexilhao deixando-a levemente aberta num canto. Deixe cozinhar em fogo baixo até a água começar a secar. Só então arrume os mexilhões e os camarões por toda a paella e acrescente o restante da água fervendo. Cubra novamente com a tampa, que ficará um pouco levantada por causa das conchas e deixe acabar de cozinhar, sempre em fogo baixo, até a água secar completamente. Decore com metade de rodelas de limão siciliano ao redor de toda a borda e sirva-os junto com a paella.

DICA: Os camarões e mexilhões somente devem ser acrescentados no final do cozimento para evitar que fiquem 'borrachudos'. Assim eles ficarão bem macios e o prato muito gostoso.

Para preparar essa receita foi usada uma paellera grande com revestimento de teflon, mas pode ser uma paellera comum ou mesmo uma frigideira grande e larga. Se for preciso, acerte as quantidades de arroz e água para o tamanho da sua paellera.

 

Utensílios para ajudar no preparo

balanca precisao


medidas-padrão para colheres


medidas padrão para xícaras


faca ceramica

tabua corte


bacia de vidro


moedor de pimentas


peneira

descascador alho


espremedor alho


paellera teflon

RENDIMENTO: 10 porções médias.

Créditos das fotos



Copyright © 2007 - Todos direitos reservados a Kerdna Produção Editorial Ltda.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização.