Estrogonofe de Carne

INGREDIENTES

1kg de alcatra
100 ml de conhaque
250g de de cogumelos frescos ou em conserva
200ml de molho de tomate peneirado
1/2 xícara de creme de leite
1 cebola roxa
2 dentes de alho
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de maizena
1 xícara de água

alcatra

 

conhaque

 

Cogumelo Fresco

cogumelos em conserva

 

molho de tomate peneirado

 

creme de leite fresco

cebola roxa

 

alho

 

pimenta do reino preta

sal marinho

 

óleo vegetal

 

maizena

PREPARO

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ao preparar qualquer receita com esses ingredientes e se desejar lavá-los antes, tome muito cuidado com os respingos decorrentes da lavagem, pois podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.

carne picada para receita strogonoffPrepare a carne: Com uma faca bem afiada e sobre uma tábua de corte, retire toda a gordura da carne. Corte em bifes e depois corte em tirinhas finas ou pedacinhos. Ponha numa tigela e tempere com sal e pimenta e reserve.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos. São muito afiadas e excelentes para cortar carnes e peixes.

Prepare a cebola e o alho: Descasque a cebola e corte-a bem pequenininho. Descasque os dentes de alho com uma faquinha ou use um descascador apropriado. Esprema o alho com um espremedor ou corte bem pequeninho com uma faquinha.

cogumelos frescos cortados maizena diluídaPrepare a maizena e os cogumelos: Dilua completamente a maizena em 1/4 de xícara de água e reserve o restante para cozinhar a carne e os cogumelos. Se usar cogumelos frescos, limpe-os com uma escovinha macia própria para legumes e se usar cogumelos em conserva escorra-os numa peneira. Depois corte-os em fatias e reserve. Os cogumelos frescos são maiores que os cogumelos em conserva, porém ao cozinhar diminuem de tamanho e fazem o estrogonofe ficar muito gostoso

dourando carne dourando alho e cebola Prepare o estrogonofe: Para essa receita use uma panela grande ou frigideira funda com tampa coloque o óleo e deixe aquecer. Depois ponha a cebola e o alho e deixe dourar mexendo para não queimar. Quando estiver douradinho, junte a carne e refogue até dourar também, mexendo de vez em quando para não grudar.

flambando a carne Quando o caldo secar bastante, acrescente o conhaque e queime-o com um fósforo aceso para "flambar" a carne. Isso dará um sabor especial ao estrogonofe. Deixe queimar até evaporar o álcool do conhaque por completo.

 

colocando o creme de leite cozinhando os cogumelos Depois acrescente a água sem maizena, os cogumelos cortados fininho e o molho de tomate, mexa e deixe cozinhar mais um pouco com tampa até que a carne fique macia e os cogumelos reduzam de tamanho. Junte a maizena diluída e mexa até encorpar, ficar mais grosso. Por último acrescente o creme de leite e mexendo sempre sem deixar que ferva, misture-o homogeneamente. Sirva quente e acompanhado das sugestões acima.

DICA: Nessa receita de estrogonofe de carne a tampa é importante, pois evita que os líquidos se evaporem muito rápido e que a carne fique ressecada.

UTENSÍLIOS PARA AJUDAR

balanca precisao

 

medidas-padrão para colheres

 

medidas padrão para xícaras

 

faca com lamina de ceramica

tabua corte

 

bacia de vidro

 

moedor de pimentas

 

peneira

tubo de silicone para cascar alho

 

espremedor de alho

 

panela grande com tampa

 

palito de fosforo

RENDIMENTO: 10 porções médias.

Créditos das fotos


 

Busca