INGREDIENTES

1 litro de leite integral
Suco de 1 limão
1 colher de café de pimenta do reino branca (de preferência moída na hora)
1 colher de café de sal
Cebolinha verde para temperar e/ou decorar (opcional)

leite integral

 

limao

 

pimenta reino branca

sal refinado

 

cebolinha verde

   

PREPARO

leite fervendoleite fervendoFerva o leite: Para preparar essa receita de ricota caseira é preciso inicialmente ferver o leite como se fazia antigamente. Coloque o leite em uma panela funda para que o leite tenha espaço suficiente para subir quando ferver. Fique de olho para evitar que transborde, pois quando o leite começar a subir, ele alcança a superfície da panela muito rápido. Quando ele começar a subir e chegar próximo a borda,leite fervido desligue o fogo ou retire a panela da chama, assim o leite irá abaixar imediatamente. Espere que desça completamente e recoloque no fogo mais uma vez para que suba novamente, desligando o fogo assim que alcançar o topo novamente. Esse é um processo de dupla fervura.

leite talhadoacrescentando limaoAcrescente o limão: Quando o leite abaixar completamente adicione o limão e mexa ligeiramente com uma colher de pau. O soro irá se separar imediatamente da parte sólida ou 'massa' do queijo. Então passe tudo por uma peneira bem fina para separar essa 'massa'. A ricota tradicional não leva tempero, mas se gostar da ricota temperadinha, acrescente os temperos nessa hora. Na peneira mesmo, junte o sal e a pimenta do reino moída e misture bem para temperar a ricota uniformemente. Se gostar pode temperar também com salsinha picadinha bem fininha ou peneirando ricotamesmo com outros temperos que lhe agradem. A ricota temperada com temperinhos verdes frescos fica muito bonita e com um sabor muito gostoso.

DICA: Para se obter uma ricota um pouco maior é preciso utilizar leite integral, pois o leite desnatado ou semi-desnatado possui pouca gordura. Quando acontece a separação do soro durante o preparo a quantidade de 'massa' para a ricota é muito menor com os leites magros.

ricota no ramequinTermine a ricota: Para dar o formato a ricota utilize um pequeno ramequim. Unte ligeiramente com um pouquinho de azeite para facilitar na hora de desenformar e coloque a 'massa' da ricota nele, apertanto ligeiramente com as costas de uma colher. Leve à geladeira para resfriar, depois desenforme e sirva.

DICA: A ricota pode ser usada também como sai da peneira, sem dar nenhum formato. Nesse caso ela parecerá mais com uma pasta de queijo, mas ficará tão gostosa quanto cortada em fatias. A textura da ricota é ligeiramente esfarelenta.

UTENSÍLIOS PARA AJUDAR

panela funda

 

peneira fina

 

ramequin

RENDIMENTO: 1 ricota de aproximadamente 150g.

Créditos das fotos


 

Busca