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Acompanhamentos
  • Abóboras  ( 2 items )

    Receitas que levam abóboras são sempre muitos ricas em nutrientes, cor e sabor. As abóboras reúnem uma série de qualidades: fornecem várias vitaminas e sais minerais, é de fácil digestão, é bom para a pele, evita infecções e possuem pouquíssimas calorias, entre tantos outros benefícios. Além disso tanto sua polpa como suas sementes são comestíveis e muito saborosas. São excelentes para acompanhar carnes, especialmente a carne sêca. Seu uso é muito amplo e pode ser preparada em receitas doces ou salgadas.
     

  • Cogumelos  ( 3 items )

    Para quem não come carne, e mesmo aqueles que a apreciam, os cogumelos podem representar uma alternativa muito rica e deliciosa de nutrientes. Isso porque possuem uma alta concentração de proteínas quase equivalente a da carne, é fonte de muitas vitaminas, sais minerais e aminoácidos imprescidíveis ao nosso organismo e ainda tem baixo teor de gordura. Frescos são infinitamente mais saborosos do que os encontrados à venda em conservas. São extremamente versáteis e podem ser usados em diversas combinações, preparados em molhos, massas, cremes, risotos entre muitas outras sugestões.
     

  • Grãos e Leguminosas Secas  ( 4 items )

    Tradicionalmente o "arroz com feijão" é, sem dúvida, o prato básico na alimentação do brasileiro. Contudo é bom lembrar que existe uma variedade muito grande de leguminosas para variar um pouco essa dupla, como ervilhas, lentilhas, grão de bico, favas, soja... Todos esses grãos são extremamente importantes ao nosso organismo, pois são riquíssimos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, além de acrescentar mais cor, sabor e aroma aos pratos. Eles permitem o preparo de sôpas, purês, saladas, ensopados... e por isso mesmo são excelentes acompanhamentos para diversos tipos de carnes e peixes. Também em forma de farinhas, podem ser utilizados em uma infinidade de pratos deliciosos.
     

  • Legumes, Verduras e Frutas  ( 4 items )

    A diversificação das frutas, verduras e legumes é muito grande e por isso mesmo nos possibilita inúmeras combinações e preparos como: souflês, refogados, tortas, saladas cruas ou cozidas... Muito ricos em vitaminas e fibras, devem estar sempre presente em nossas refeições e preparados de forma criativa e atrativa ganham a atenção das crianças, que muitas vezes não são seus fãns. Vale lembrar que ao cozinhar legumes é bom fazê-lo com pouca água ou ao vapor, a fim de evitar o desperdícios de nutrientes importantes. Para saber: algumas plantas são na verdade frutas - tomate, pepino e beringela; outras são flôres - brócolis e alcachofra.
     

  • Raízes, Bulbos e Caules  ( 12 items )

    Receitas à base de tubérculos, raízes, bulbos ou caules também são variadíssimas. Cenouras, nabos, cebolas, muitas qualidades de batatas entre tantos outros e algumas farinhas como a de mandioca, permitem o preparo de diversos pratos e acompanhamentos como sopas, refogados, suflês, cozidos, guarnições, conservas, farofas e purês. Podem ser consumidos crus em sucos, como a beterraba, cenoura, cana-de-açúcar... ou saladas e ainda servem para dar mais cor e sabor a vários recheios. Ricos em fibras e antioxidantes, ajudam na digestão e garantem o bom funcionamento de nosso organismo.
     

  • Talos e Brotos  ( 2 items )

    Com criatividade é possível criar uma infinidade de pratos saborosos e riquíssimos em nutrientes aproveitando os talos de muitos vegetais. Bolinhos, sopas, patês, conservas, refogados... são apenas algumas idéias para usar e abusar desses alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e enzimas e que muitas vezes dispensamos.

    Comer brotos também é uma alternativa muito saudável. Possuem poucas calorias, mas um alto valor nutritivo e medicinal, além de acrescentar um frescor peculiar aos pratos que acompanham. Geralmente são consumidos crus ou refogados levemente. Os mais comuns são os de alfafa, feijão e soja, porém é possível encontrar vários outros à venda ou mesmo cultivá-los em casa.
     


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