receita de calda caramelada

Ingredientes

1kg de açúcar
1 1/4 xícara de água quente

açucar refinado

 

agua quente

Modo de fazer

açúcar derretidoaçúcar quase todo derretidoaçúcar começando a derreterDerreta o açúcar: Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo brando para dissolver. Mexa de vez em quando para ajudar a dissolver os torrões que irão se formar. À medida que derrete, o açúcar vai ficando com a cor de caramelo.

DICA: Mantenha sempre o fogo em temperatura média para evitar que o açúcar se queime ao derreter.

calda prontacalda depois que coloca a água quentecalda na hora em que se coloca a água quenteAcrescente a água: Quando o açúcar estiver completamente dissolvido acrescente aos poucos a água quente e misture com uma colher de pau para que fique homogênio. Quando terminar de colocar toda a água a calda estará pronta. Ela parecerá líquida demais, mas quando esfriar terá uma consistência mais espessa. Vire em vidros com tampas e deixe esfriar para utilizar no preparo de sobremesas.

Atenção: O açúcar depois de derretido estará a uma temperatura muito alta e ao entrar em contato com a água irá respingar podendo provocar queimaduras. Use luvas de cozinha apropriadas para retirar alimentos do forno para se proteger, coloque a água em quantidades mínimas de cada vez e misture a calda com uma colher de pau de cabo longo para evitar acidentes.

calda para guardarDICA: Essa quantidade de calda é suficiente para o preparo de 4 a 5 pudins e pode ser guardada em vidros tampados dentro do armário por até 3 meses. Tendo calda preparada em casa, fica mais fácil e rápido preparar diversos pudins, tortas e doces quando quiser.

Utensílios para ajudar no preparo

medida padrão para xícara

 

panela de inox

RENDIMENTO: 4 a 5 porções.

Créditos das fotos