strudel de espinafre com ricota

Ingredientes para a massa

450g de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de sopa de óleo
1 colher de café de sal
1 xícara de água pouco morna

farinha de trigo

 

ovo de galinha

 

oleo vegetal

sal marinho refinado

 

agua quente

   

Ingredientes para abrir e preparar o strudel

3 colheres de óleo para pincelar a massa
Farinha de trigo para abrir a massa

oleo vegetal

 

farinha de trigo

Ingredientes para o recheio

2 molhos de espinafre
250g de ricota
100g de queijo parmesão ralado
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
2 colheres de sopa de vinagre de maçã

espinafre

 

ricota caseira

 

queijo parmesao ralado

cebola

 

alho

 

manteiga

sal marinho refinado

 

pimenta do reino preta

 

Para preparar a assadeira

Óleo spray
Farinha de trigo
Se preferir: papel manteiga

oleo spray

 

farinha de trigo

 

papel manteiga

Modo de fazer

Prepare a assadeira: Unte uma assadeira grande com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira. Facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.

Prepare a massa: Na batedeira misture com os acessórios para massa e na velocidade baixa, o óleo, o sal e a água. Aos poucos vá acrescentando a farinha. A massa deverá ficar elástica e se achar necessário acrescente um pouco mais de água para torná-la mais macia ou um pouco mais de farinha para torná-la um pouco mais firme. Quando estiver com uma consistência elástica, desligue a batedeira e vire-a sobre uma superfície enfarinhada e sove-a com as mãos até formar uma bola macia. Polvilhe um pouco de farinha numa tigela e ponha a bola de massa dentro. Com um pincel de cozinha, pincele óleo por toda a massa. Cubra a tigela com um pano de prato e deixe a massa descansar por meia hora.

Prepare o recheio: Lave bem todas as folhas do espinafre retirando toda as impuresas e despreze as folhas que estiverem machucadas e os cabinhos. Deixe de molho uns 20 minutos em uma tigela grande com água e 2 colheres de vinagre branco. Deixe as folhas secarem num escorredor ou use uma centrífuga para salada. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho. Com uma faca afiada, pique a cebola bem fininho sobre uma tábua de corte e esprema o alho. Numa panela, ponha a margarina para aquecer e quando derreter junte a cebola e o alho e deixe cozinhar até começar a dourar. Depois vá colocando as folhas de espinafre aos poucos, à medida que cozinham e mexa sempre até que tudo esteja bem cozidinho. Tempere com o sal e a pimenta do reino moída. Deixe esfriar e reserve.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Termine o strudel: Coloque uma toalha sobre a mesa e polvilhe um pouco de farinha de trigo por cima. Depois ponha a massa em cima da toalha polvilhada e comece a abrí-la com um rolo para massas. Abra até a massa ficar bem fininha e pincele óleo por toda a massa com um pincel de cozinha. Espalhe uma camada de queijo parmesão ralado e por cima coloque o espinafre cozido deixando uma pequena parte sem recheio nas laterais. Por cima do espinafre, salpique quadradinhos de ricota. Dobre essas laterais sobre o recheio e com a ajuda da toalha enrole o strudel bem apertadinho deixando a emenda por baixo. Para isso, basta ir levantando a toalha delicadamente.

DICA: Se quiser divida a massa e faça pequenos folhados.

Asse o strudel: Transfira o strudel para a assadeira já preparada e pincele toda a superfície com óleo. Faça pequeno cortes inclinados com uma faca afiada na parte de cima do folhado, para que quando assar, estes cortes abram um pouco deixando à mostra parte do recheio. Ponha para assar em fôrno médio por aproximadamente 30 minutos. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o forno. O strudel estará pronto quando estiver douradinho. Sirva a seguir.

Utensílios para ajudar no preparo

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

batedeira

tigela grande de vidro

 

centrífuga para secar folhas

 

faca com lamina de ceramica

 

tabua de cozinha

tubo de silicone para descascar alho

 

espremedor de alho

 

moedor de pimentas

 

rolo para abrir massas

pincel de cozinha

 

assadeira retangular grande

       

RENDIMENTO: 10 a 12 porções.

Créditos das fotos