carne assada acebolada

Ingredientes

1 kg de lagarto redondo
3 folhas de louro
Suco de 1 limão
4 cebolas grandes
2 dentes de alho
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
4 colheres de sopa de óleo
Água quente

lagarto redondo

 

folha de louro seca

 

limao

cebola

 

alho

 

sal marinho refinado

pimenta do reino preta

 

oleo vegetal

 

agua quente

Modo de fazer

 

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.

Prepare a carne: Lave a carne sob água corrente e fria, se desejar. Com uma faca bem afiada e sobre uma tábua de corte, retire algum excesso de gordura. Perfure toda a carne com um garfo grande de cozinha para que o tempero penetre bem.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos.

Prepare o tempero: Descasque os dentes de alho com uma faquinha ou use um descascador apropriado. Esprema o alho com um espremedor ou corte bem pequeninho com uma faquinha. Junte o suco do limão, o sal e a pimenta e com esse tempero esfregue toda a carne. Espalhe as folhas de louro por toda a carne e deixe na geladeira de um dia para o outro para acentuar o sabor se quiser.

Prepare as cebolas: Descasque e lave as cebolas. Pique uma delas bem pequenininha, as outras três em rodelas e solte os aros. Reserve.

Prepare a carne: Em fogo alto, aqueça o óleo em uma panela de pressão e quando estiver quente coloque a cebola picadinha para dourar sem deixar queimar. Quando estiver douradinha coloque a carne e vá virando-a com o garfo grande para que doure por igual. Pingue água de vez em quando para soltar as borras do fundo, isso irá ajudar a dourar a carne.

Quando estiver bem dourada, acrescente água fervente até o meio da carne e tampe a panela segundo as instruções do fabricante. Deixe cozinhar em pressão por 25 minutos ao todo. Ao final, abra a panela e deixe cozinhar em fogo brando até que a água seque quase completamente. Depois que a água de cozimento secar quase toda junte as rodelas de cebola e deixe dourar enquanto o caldo engrossa um pouco. É normal a carne encolher um pouco. Corte-a com faca elétrica ou uma faca bem afiada. Sirva quente com o molho acebolado que se formou.

DICA: Depois que a panela começar a soltar vapor e fazer barulho, diminua o fogo ou a temperatura de cozimento.

Para abrir a panela de pressão ponha-a sob um fio de água fria na pia até que a temperatura e a pressão diminuam. Só então abra-a com cuidado.

Utensílios para ajudar no preparo

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

faca com lamina de ceramica

 

tabua de cozinha

garfo para carnes

 

tubo de silicone para descascar alho

 

espremedor de alho

 

moedor de pimentas

espremedor de frutas

 

panela de pressão de teflon

 

faca eletrica

   

RENDIMENTO: 10 porções.

Créditos das fotos