Risole de Milho

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

2 latas de milho verde escorridas
1 xícara de leite
1/2 xícara de requeijão
1 cebola média
1 dente de alho
1/2 xícara de salsa e cebolinha verde picadinhas
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
2 colheres de sopa de maizena
5 colheres de sopa de margarina

milho verde

 

leite

 

requeijao cremoso

cebola

 

alho

 

salsa

cebolinha verde fina

 

sal marinho refinado

 

pimenta do reino preta

maizena

 

margarina

 

 

SUGESTÃO DE OUTROS INGREDIENTES PARA O RECHEIO

Azeitonas verdes picadas
Cenoura picadinha e pré-cozida
Ervilha

azeitona verde sem caroço

 

cenoura

 

ervilha em conserva

INGREDIENTES PARA A MASSA

800g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 litro de leite integral
2 tabletes de caldo de galinha
1 colher de chá de sal

farinha de trigo

 

manteiga

 

leite

caldo concentrado

 

sal marinho refinado

 

 

INGREDIENTES PARA EMPANAR

2 ovos
1 xícara de leite
1 pacote de farinha de rosca
Óleo para fritar

ovo de galinha

 

leite

 

farinha de rosca

oleo vegetal

 

 

 

 

PREPARO

Prepare o recheio: Bata uma lata de milho no liquidificador com o leite e a maizena e reserve. Corte a cebola bem pequeninho e esprema o alho. Pique a salsa e cebolinha bem fininhas. Em uma panela ponha a margarina, a cebola e o alho e deixe cozinhar até começar a dourar um pouco. Junte a outra lata de milho, o sal, a pimenta moída e refogue por uns 3 minutos sempre mexendo. Acrescente o milho batido com o leite e a maizena, a salsa e a cebolinha verde e deixe cozinhar até engrossar. Deixe esfriar e misture ao requeijão.

DICA: A maizena deve ser sempre diluída antes, pois se fôr adicionada diretamente no próprio recheio ela vai cozinhar rapidamente e formar ¨bolinhas¨ sem engrossá-lo.

Esse recheio pode ser usado para panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc... Basta apenas diminuir ou aumentar a quantidade de leite para se ter um recheio mais ou menos cremoso.

Prepare a massa: Ponha o leite para ferver com a manteiga, o sal e o caldo de galinha. Quando ferver acrescente a farinha aos poucos e mexa até a massa soltar da panela completamente. Deixe esfriar e abra-a até uma espessura entre 5 a 7mm com um rolo sobre uma superfície lisa. Corte círculos com uma xícara, coloque um pouco de recheio no centro de cada círculo de massa. Se for utilizar o requeijão catupiry, ele deve ser acrescentado nessa hora. Coloque uma pequena quantidade (proporcional ao tamanho do salgado que está preparando) com a ajuda de uma colher. Depois dobre ao meio dando o formato de risole ou pastel, lembrando de apertar bem nas bordas para evitar que o risole se abra ao fritar.

DICA: Quanto mais fina a massa, mais delicada para trabalhar fica, porém mais leve ao paladar. Massas abertas muito grossas acabam deixando os salgados muito "massudos".

Empane e frite os risoles: Em um prato fundo bata os ovos com um garfo e misture com o leite. Em outro prato fundo ponha a farinha de rosca. Passe os risoles primeiro na mistura dos ovos e leite e depois na farinha de rosca. Em uma panela funda ponha uma quantidade de óleo que cubra os salgados, deixe esquentar bem e só então coloque os risoles com cuidado com o auxílio de uma escumadeira para evitar queimaduras. Eles estarão prontos quando estiverem douradinhos. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. Sirva quente.

DICA: Somente frite salgadinhos que estejam em temperatura ambiente. Se estiverem congelados eles irão se partir comprometendo o sabor, a textura e a aparência dos salgadinhos.

UTENSÍLIOS PARA AJUDAR

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

liquidificador

tubo de silicone para descascar alho

 

espremedor de alho

 

moedor de pimentas

 

panela de inox

rolo para abrir massas

 

prato fundo

 

escumadeira

 

papel toalha

RENDIMENTO: 25 unidades médias.

Créditos das fotos