sopa de legumes com carne

INGREDIENTES

500g de chã de dentro
3 cenouras grandes
3 batatas grandes
150g de vagem
2 cebolas
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
1 tablete de caldo de carne
3 colheres de sopa de molho de tomate
2l de água quente
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta do reino branca (de preferência moída na hora)
1 folha de louro
2 raminhos de tomilho

chã de dentro

 

cenoura

 

batata inglesa

Vagem

 

cebola

 

alho

azeite de oliva extra virgem

 

caldo concentrado

 

molho de tomate peneirado

agua quente

 

sal marinho refinado

 

pimenta do reino branca

folha de louro seca

 

tomilho

   

PREPARO

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.

Prepare a carne: Lave a carne sob água corrente e fria, se desejar. Com uma faca bem afiada e sobre uma tábua de corte, retire toda a gordura excedente da carne. Corte em bifes e depois corte em pedaços menores. Ponha numa tigela e tempere com sal e pimenta e reserve.

Prepare os legumes e os temperos: Descasque, lave e pique as cenouras e as batatas. Faça um corte nas pontinhas das vagens sem cortar até o fim e puxe o fio que tem nas laterais delas. Depois pique cada uma em 3 ou 4 pedaços. Descasque a cebola e corte-a bem pequenininho. Descasque os dentes de alho com uma faquinha ou use um descascador apropriado. Esprema o alho com um espremedor ou corte bem pequeninho com uma faquinha.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras. São muito afiadas e excelentes para cortar carnes e peixes.

Prepare a sopa: Numa panela, coloque o azeite para aquecer e esfarele o caldo de carne por cima. Junte as cebolas e o alho picadinhos e cozinhe um pouco até dourar. Acrescente a carne picada e temperada e doure-a no refogadinho das cebolas e alho. Coloque os raminhos de tomilho, as cenouras, as batatas e as vagens e junte a água quente. Deixe cozinhar até que fique tudo macio. Cozinhe sempre em fogo médio. Depois de pronto retire o louro e o tomilho e sirva quente, acompanhada de torradinhas amanteigadas.

UTENSÍLIOS PARA AJUDAR

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

faquinha de ceramica

 

tabua de cozinha

moedor de pimentas

 

tubo de silicone para descascar alho

 

espremedor de alho

 

panela de inox

RENDIMENTO: 6 a 8 porções.

Créditos das fotos


 

Busca