header image
Adicionar aos Favoritos !!
HOME
PESQUISAR
Receitas de A a Z
ENTRADAS
- Biscoitinhos
- Canapés e Aperitivos
- Musses Salgados
- Ovos
- Salgadinhos
- Torradas
SALADAS
- Saladas Variadas
PRATOS PRINCIPAIS
- Aves
- Carnes
- Massas e Tortas Salgadas
- Peixes e Frutos do Mar
- Vegetarianos
SOBREMESAS
- Bolos e Tortas
- Bombons
- Doces e Compotas
- Doces Típicos
- Docinhos
- Trufas
- Frutas
- Gelatinas
- Musses e Cremes Doces
- Pavês e Pudins
- Sorvetes e Sorbets
- Suspiros
ACOMPANHAMENTOS
- Abóboras
- Cogumelos
- Grãos e Leguminosas
- Legumes e Frutas
- Raízes, Bulbos e Caules
- Talos e Brotos
SOPAS E CALDOS
- Caldos
- Sopas Claras
- Sopas Cremes
COZINHA AO AR LIVRE
- Churrascos
- Piqueniques
PÃES
- Pães Doces
LANCHES
- Biscoitos e Pipocas
- Cupcakes
- Panquecas e Recheios
- Sanduíches e Sucos
COZINHA TEMÁTICA
- Casamento
- Dia das Crianças
- Dia das Mães
- Dia dos Namorados
- Festa Junina
- Halloween
- Páscoa
COZINHE BRINCANDO
- Caça Palavras
- Dê As Cartas
                                                                        

HOME arrow SOBREMESAS arrow Bombons, Doces Típicos, Docinhos e Trufas arrow Trufa Musse

Trufa Musse Imprimir
receita de trufa mousse

Ingredientes

250g de chocolate ao leite
250g de creme de leite fresco
250g de manteiga sem sal amolecida
4 claras

chocolate ao leite


creme de leite fresco


manteiga amolecida

clara de ovo


 
 

Ingredientes para a cobertura

300g de chocolate ao leite para cobertura
100g de chocolate meio amargo para cobertura
Água quente

chocolate ao leite


chocolate meio amargo para cobertura


agua quente

 

 

Modo de fazer

picando chocolatePrepare os chocolates: Separe os chocolates para o recheio e para a cobertura. Com uma faca afiada raspe sobre uma tábua os chocolates até virarem lascas finas. Coloque todo o chocolate picado para o recheio numa tigela e divida o chocolate ao leite para cobertura em 3 partes. Coloque duas partes em outra tigela e reserve o restante. Repita o mesmo com o chocolate meio amargo. Para a cobertura, primeiramente, será derretido somente duas partes de cada tipo.

DICA: A faca e a tábua devem estar completamente secas. Respingos de água podem vir a comprometer a qualidade do chocolate.

Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos.

Prepare uma base: Forre uma assadeira ou uma tábua de corte com papel manteiga ou papel alumínio para colocar as trufas para secar.

Prepare a manteiga: Numa pequena panela ou no microondas derreta toda a manteiga até ficar líquida. Deixe esfriar e reserve.

claras em nevePrepare as claras: Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.

DICA: Não deixe cair nem um pouco da gema nas claras e não use tigela, batedor de claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras.

preparando ganachePrepare o recheio: Aqueça o creme de leite até começar a borbulhar um pouco nos cantos, sem deixar que ferva. Vire-o sobre o chocolate ao leite raspado e deixe por uns 5 minutos. O calor do creme derreterá o chocolate. Depois com um batedor de claras, mas sem bater para não formar bolhas de ar, misture o creme e o chocolate a partir do centro até que tudo esteja misturado e uniforme.

Depois junte a manteiga derretida e mexa mais um pouco para voltar a ficar uma mistura bem homogênia. Por último acrescente as claras com movimentos bem delicados e mexa somente o suficiente para misturá-las ao creme. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por +/- 1 hora para que fique firme e depois, com uma colher, retire pequenas porções e enrole bolinhas com as mãos. Coloque-as sobre uma superfície forrada com papel manteiga ou alumínio e volte com elas para a geladeira por mais meia hora, antes de colocar a cobertura, pois o calor natural das mãos amolece um pouco o recheio.

DICA: Se tiver uma tigela de inox será melhor para preparar o recheio.

Derreta o chocolate para cobertura: Pode-se derreter chocolates em banho-maria ou no microondas.

derretendo chocolate em banho-mariaEm banho-maria: Para usar esse processo, será necessário aquecer água em uma panela que caiba a tigela com o chocolate picado dentro. Não deixe a água ferver, ela deverá apenas estar bem quente. Coloque sobre a água quente a tigela e aguarde até o chocolate começar a derreter. Então mexa com uma colher para ajudar no processo. Novamente tome cuidado para não respingar água no chocolate. Uma vez derretido, junte o chocolate picado que estava separado. Isso irá "resfriar" um pouco o chocolate dando-lhe maior brilho e resistência ao calor quando as trufas estiverem prontas. Mexa novamente até derreter tudo completamente.

derretendo chocolate no microondasNo microondas: Para derreter o chocolate no microonda, use sempre a potência média. Para derretê-lo, coloque-o no microondas por 1:30 minuto. Retire na metade do tempo e mexa para que o chocolate derrreta por igual. Volte ao microondas e ao final mexa novamente até derreter tudo e ficar homogênio. Junte o chocolate separado e continue mexendo para que derreta também. Da mesma forma, que no banho-maria, esta etapa servirá para melhorar a qualidade do chocolate.

colocando cobertura de chocolatePrepare as trufas: Com a ajuda de um garfo comum ou de garfos especiais para cobrir bombons, mergulhe as trufas no chocolate meio amargo. Com cuidado, coloque-as sobre uma assadeira ou tábua forrada com papel alumínio e leve à geladeira por uns 5 minutos para secar. Se quiser uma casquinha mais grossa, repita a mesma operação outra vez e volte à geladeira por mais 5 minutos.

colocando chocolate derretido no saco para confeitarEnquanto secam derreta o chocolate meio amargo para cobertura da mesma forma e coloque-o num saco com fecho 'ziper'. Feche-o bem, retirando o ar, e corte uma pequena pontinha em uma das extremidades inferiores do saco. Retire as trufas da geladeira e espremendo os sacos faça fios de chocolate, em espiral.

Volte à geladeira por mais 5 minutos. Depois retire e deixe-as secar por algumas horas em local fresco e arejado, longe do calor e do sol. Arrume as trufas em forminhas de papel e guarde na geladeira. Retire +/- meia hora antes de servir. Sirva em temperatura ambiente.

calçando luvasDICA:Use luvas para trabalhar com as trufas, assim evita deixar marcas na superfície, pois podem derreter ligeiramente com o calor das mãos.

 

Utensílios para ajudar no preparo

balança de cozinha


medida padrão para xícara


faca com lamina de ceramica


tabua de cozinha

assadeira retangular grande


papel manteiga


papel aluminio


tigela de inox

filme plastico


panela pequena de inox


tijela pequena


microondas

batedor de claras


garfo para bombons


forminhas de papel para docinhos


 

RENDIMENTO: 30 a 35 unidades.

Créditos das fotos



Copyright © 2007 - Todos direitos reservados a Kerdna Produção Editorial Ltda.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização.