Camafeu de Nozes

Ingredientes

2 latas de leite condensado
200g de nozes moídas
1 colher de sopa de manteiga

leite condensado

 

nozes moídas

 

manteiga

Ingredientes para enrolar e cobrir

2 xícaras de açúcar de confeitar
2 colheres de sopa de água morna
1 colher de sopa de suco de limão
40 pedaços inteiros de nozes
Óleo spray ou manteiga

açucar de confeitar

 

agua quente

 

limao

nozes

 

oleo spray

 

manteiga

Modo de fazer

Prepare o recheio: O recheio do camafeu pode ser feito no fogão ou no microondas.

No fogão: Em uma panela ponha o leite condensado, a manteiga e as nozes moídas. Cozinhe o tempo todo em fogo médio para evitar que o recheio agarre e queime. Mexa sempre até que o recheio comece a engrossar e soltar um pouco do fundo da panela. Retire do fogo e ponha em um prato fundo untado com óleo ou manteiga. Espere esfriar para enrolar.

No microondas: Coloque numa tigela alta o leite condensado, a manteiga e as nozes moídas. Misture tudo e leve ao microondas em potência máxima por 2 minutos. Retire, mexa vigorosamente com uma colher e torne a voltar com o recheio para o microondas por mais 2 minutos. Repita essa operação mais 3 vezes, agora deixando apenas por 1 minuto cada vez, até completar 7 minutos ao todo. Nesse ponto o recheio do camafeu estará pronto. Vire num prato fundo untado com óleo ou manteiga e espere esfriar para enrolar.

Enrole os camafeus: Primeiro coloque um pedaço papel manteiga sobre a mesa ou bancada onde irá trabalhar, para poder colocar os docinhos enquanto esperam a cobertura. Deixe o óleo spray ou a manteiga por perto. Espalhe óleo ou manteiga nas mãos e com uma colherzinha pegue uma pequena porção de massa. Enrole-a e dê o formato do camafeu. Coloque-os sobre o papel manteiga um ao lado do outro. Sempre que achar necessário, torne a espalhar mais um pouco de óleo ou manteiga pelas mãos e continue enrolando os docinhos até terminar toda a massa.

DICA: O formato do camafeu de nozes é parecido com o do croquete, porém menor, pois parecerá maior quando receber a cobertura e a decoração com o pedaço de noz.

fazendo cobertura de açúcarPrepare a cobertura: Numa tigela peneire o açúcar de confeitar com um coador fino e misture com a água e o suco de limão com uma colher. Coloque menos uma colher de água para poder avaliar a textura. Se ficar muito grosso, acrescente a água restante.

DICA:É importante peneirar todo o açúcar de confeitar para evitar que pequena bolinhas venham a comprometer a decoração.

A cobertura deverá ter uma textura grossa, o suficiente para dar ao docinho uma camada branca, porém ainda um pouco líquida para se espalhar com facilidade e proporcionar uma superfície lisa. A água pode ser substituída por leite, caso queira.

Termine os camafeus: Arrume uma grade de esfriar bolo sobre um pedaço de papel manteiga em cima da mesa, separe todas as forminhas e coloque-as próximas do local em que irá trabalhar.

Com a ajuda de um garfo comum ou de garfos especiais para cobrir bombons, mergulhe os docinhos na cobertura e levante-os. Deixe escorrer um pouco e posicione-os sobre a grade para que possam acabar de escorrer e secar. Enquanto a cobertura ainda está mole, decore com os pedaços inteiros de nozes. Quando secarem completamente, arrume-os nas forminhas de papel.

DICA:Lembre-se que os camafeus são docinhos maiores e que forminhas pequenas para docinhos convencionais não servirão. Elas devem ser um pouco maiores e quando estiver soltando-as, passe os dedos por cada uma de forma a 'esticá-las', dando o formato mais comprido para comportarem os camafeus melhor.

Utensílios para ajudar no preparo

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

abridor de latas

panela de inox

 

microondas

 

prato fundo

 

papel manteiga

tigela grande de vidro

 

coador pequeno

 

grade para esfriar

 

garfo para bombons

forminhas prateadas para docinhos

           

 

RENDIMENTO: 40 unidades.

Créditos das fotos


 

Busca